Métodos pedagógicos mais aplicados no Brasil são abordados em websérie com conteúdos exclusivos

Instituto Claro lança websérie traçando um especial sobre os métodos pedagógicos mais aplicados no Brasil: Montessori, Waldorf, Freinet, Tradicional e Construtivismo. Com foco nas especificidades, cada episódio traz uma entrevista exclusiva sobre a metodologia

A educação é uma jornada, resultado do comprometimento de professores e alunos com o processo de ensino e aprendizagem. Neste cenário, as metodologias de ensino exercem papel fundamental e para munir os docentes com ainda mais informações sobre o tema, o Instituto Claro acaba de lançar websérie Métodos Pedagógicos. O especial conta com vídeos exclusivos sobre os cinco principais métodos pedagógicos mais aplicados em escolas brasileiras: Montessori, Waldorf, Freinet, Tradicional e Construtivismo.

Cada um dos episódios, disponíveis no canal no YouTube e portal do Instituto Claro, destaca uma entrevista exclusiva com uma educadora, que discorre sobre as diferentes particularidades do método abordado. O conteúdo tem o objetivo de ajudar professores a identificarem as práticas didáticas mais apropriadas para cada situação, levando em consideração seu foco profissional, assim como as características de seus estudantes.

Os métodos de ensino têm o objetivo de criar condições para que o aluno se aproprie dos conhecimentos escolares. Assim, fazem uso de estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula e norteiam os professores nesse processo. Por isso, é importante conhecê-las e identificar seus diferenciais.

O ensinar, o educar e o aprender não são atos mecânicos; são relações sociais e interpessoais que promovem, para além do aprendizado do conteúdo escolar em si, o desenvolvimento das crianças por meio das interações que estabelecem com os indivíduos, no convívio social. O método escolhido para nortear os professores nesse processo tem impactos diretos no desenvolvimento das turmas. Os episódios da série fazem parte das ações do Instituto Claro em comemoração ao mês da educação e já estão disponíveis no canal do YouTube e no portal do Instituto Claro.