Guia para Gestores de Escolas

Musicalização infantil – a importância da música na primeira infância

 É na primeira infância que se aprende mais e melhor. Nos últimos tempos vários estudos têm demonstrado que as experiências dos primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento intelectual e afetivo do ser humano. É a fase crucial para o desenvolvimento das diferentes competências inerentes ao ser humano, que posteriormente atuarão nas suas diversas áreas de funcionamento. Desta forma, entende-se que as primeiras experiências de aprendizagem são fundamentais para o resto da vida, na medida em que a interação das crianças com adultos significativos e materiais ajustados às suas aptidões e necessidades funcionam como pontos chave para a construção da personalidade, autonomia e independência.

 Pesquisas e estudos científicos mostram que crianças que crescem em ambientes ricos em estímulos de qualidade levam o cérebro a se desenvolver mais rapidamente. Hoje sabemos que atividades estimulantes podem produzir mudanças na estrutura cerebral, principalmente nos primeiros 6 anos de vida. A música interessa a criança desde bem pequena, por isso deve ser utilizada para estimulá-la. Mas para que o bebê usufrua dos benefícios, é necessário que ele vivencie brincadeiras específicas à faixa etária, além de um espaço seguro e arejado, material sonoro rico e, ao mesmo tempo, próprio para ser manipulado.

 De uma forma geral, existem diversos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento harmonioso da criança, e a importância da música na primeira infância é incontestável. A música funciona como um importante precursor no desenvolvimento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora. Por meio do ritmo, melodia e o timbre, a música facilita o trabalho relacional da criança e consequentemente o desenvolvimento das suas competências sociais.

 É importante destacar que explorar som, ritmo, melodia, harmonia e movimento irá significar a descoberta e a vivência da riqueza de sons e movimentos que são produzidos a partir do corpo de cada um. A musicalização é um conjunto de atividades que visa à sensibilização, e que busca ampliar os conhecimentos musicais da criança. Contribuirá fortemente para a socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora; percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.

Thiago Romano – Fundador do Instituto Romano’s de Música, Arte e Luthieria.

Rua Universal, 425 – São Bernardo do Campo – SP

CEP: 09608-000 Tel.: (11) 2677-0194 / 2677-0248

Segunda à Sexta das 9hs às 21hs / Sábado das 9hs às 18h

Contato: [email protected]

www.institutoromanos.com

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!