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Guia para Gestores de Escolas

Na semana do Dia dos Pais, educadores destacam a importância do pai na educação dos filhos

Diretores dos colégios Liceu Santa Cruz e Concórdia falam sobre a fundamental participação do homem na criação, seja o pai biológico ou outra figura

 No próximo domingo, 9 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais, homenagem a esta figura tão importante na educação das crianças e na formação de um adulto que exerça sua cidadania. Mas é essencial para meninos e meninas a figura masculina, seja pai biológico ou não?

Diferentemente de gerações passadas, quando a figura do pai estava ligada à autoridade, o pai contemporâneo em geral é mais próximos dos filhos e demonstra seu afeto, o que não implica em abrir mão da disciplina.

         Mirna Suzano, diretora do colégio Liceu Santa Cruz, pertencente ao Grupo A Educacional, comenta que a figura paterna é de suma importância na formação dos filhos: “O pai é um importante pilar na educação dos filhos. Ele serve como modelo de comportamento para os meninos e também permite que as meninas conheçam e entendam o universo masculino”.

A educadora explica ainda que é no dia a dia que os laços afetivos e a confiança são fortalecidos. “É muito importante que o pai reserve um tempo para ler uma história, brinque e ajude nos estudos. Este tempo vai aproximá-los e criar um vínculo afetivo que aumenta a confiança e a autoestima da criança. Vale lembrar que não é a quantidade, mas, sim, a qualidade deste tempo dedicado ao filho que importa”, afirma.

Na avaliação de Edson Wander Eller, diretor do Colégio Concórdia, do mesmo grupo educacional, o papel do progenitor é fundamental: “para o bom desenvolvimento escolar dos filhos, é de essencial a participação do pai na vida acadêmica da criança. O tripé educacional pais, aluno e escola tem maior êxito e excelência com a efetiva interação entre estes três pontos do triângulo”.

Pai é quem cria?

            Sabe aquele dito popular “Pai é quem cria?”. Para Mirna Eloi Suzano, de certa forma a frase corresponde à realidade. Afinal de contas, uma criança que não pode conviver com o pai, por qualquer motivo, não será obrigatoriamente infeliz: “a figura paterna pode ser representada por um tio, avô ou outro adulto do sexo masculino que participe ativamente da vida da criança. Deve haver essa referência masculina na criação das crianças, mas ela não precisa ser necessariamente do pai biológico”.

Finalmente, a participação do pai deve ser a mesma da mãe. “No Brasil, lembra ainda Mirna, temos a cultura de a mãe acompanhar rotineiramente a vida escolar das crianças. É certo que já existem mudanças perceptíveis com relação ao pai, mas isso deve ser maior. O acompanhamento, a interação e o estímulo devem ser divididos igualitariamente”.

  Sobre o Grupo A

Fundado em 1981, o Grupo A Educacional tem quatro escolas espalhadas por toda a cidade de São Paulo: Aprendendo a Aprender (Pinheiros), Concórdia (Campo Limpo), Horizontes Uirapuru (Cerqueira César) e Liceu Santa Cruz (Mooca). Conta ainda com um braço social, a Associação Educacional Uirapuru, que mantém duas creches em parceria com a Prefeitura de São Paulo: os centros de educação Campo Limpo IV e Tiquira.

Grupo A Educacional

www.grupoaeducacional.com.br

 Colégio Concórdia

Rua Januário Zíngaro, 116 – Campo Limpo

(11) 5843-5500

www.colegioconcordia.g12.br

 Colégio Liceu Santa Cruz

Rua São Nicásio, 420 – Mooca

(11) 2028-0086

www.liceusantacruz.com.br 

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