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Guia para Gestores de Escolas

Ninguém compreende o outro?

Somos, como disse o poeta, ilhas no mar da vida. Corre entre nós o mar que nos define e separa. Por mais que nos esforcemos para descobrir o que há com o outro, jamais saberemos se não dermos ao outro o direito de falar por si. Temos a experiência crua de enxergar o outro, a partir do que construímos em nossa mente, sem até ter ouvido algo da boca daquele outro. Muitas vezes somos a verdade única, a certeza absoluta. Nós nos achamos certos, absolutos e, vestidos em nossa toga, julgamos o outro, apenas com valores nossos. Fazemos isso com o outro desconhecido, anônimo em nossas emoções, e também com o outro conhecido, amado e de nossa convivência.

Tenho pensado muito no outro. Esse outro é aquele que não sou eu. Tanto faz se é o meu filho ou o meu colaborador. O vizinho ou outro qualquer. O meu aluno, o professor… o outro. Como é importante olharmos o outro na perspectiva dele. Precisamos ver no outro a sua substância, a sua história e as suas manifestações. Dessa forma, as relações interpessoais tornam-se mais saudáveis e o respeito mútuo gera cumplicidade e afetividade. Em casa, os outros que lá existem precisam que nós os vejamos por outro prisma. Tenho percebido que muitos conflitos (e consequentemente afastamento entre as pessoas que se amam) vêm da forma turva que os enxergamos. Se não vemos, como será possível o diálogo? Não podemos ser do tipo imperativo, senhor de toda razão. A harmonia exige que, no diálogo, a escuta seja tão prudente quanto a fala. Não podemos prover uma boa relação, sendo unilaterais. Precisamos ouvir o outro para passar a ele a nossa experiência.

Em nossos dia-a-dia, nós, pais, cônjuges e profissionais, muitas vezes não damos conta do outro. Achamos que a eles cabe apenas o papel que nós atribuímos. Há momentos, e não são poucos, que a monotonia se ocupa de tirar o brilho e a alegria de nossas vidas. Precisamos estar atentos. Em nossos filhos, existe o outro, independente de nós, pais. Há conflitos, desejos e também a necessidade de apoio e afetividade. Se formos muito rudes, pode até ser que, no futuro, a felicidade nos cobre. Também não podemos negligenciar. Aliás, seria um pecado não colocar limites aos filhos e exigir deles resultados positivos. Com certeza a vida fará esse resgate. Contudo, uma só coisa me maravilha: fazer tudo isso compreendendo o outro, a partir do que esse outro é. Não o outro que em nosso inconsciente criamos, idealizamos. Forjar o outro exige que se conheça a essência dele.

Virá o dia em que esse outro que convive conosco estará pronto. Sabe o que ele trará? Lembranças vivas do convívio que teve conosco. Sabe o que ele cobrará? O que fizemos por ele, a partir das possibilidades deles. Precisamos estar atentos a isso. Não podemos deixar que as afeições se passem à superfície. Precisam ser vividas sinceramente. Por isso mesmo não podemos nos refutar ao amor de pais. Esse amor é incondicional e marca substancialmente. Não pode ser mentiroso, tem que ser real. O amor real lança responsabilidades, mas joga boia aos que podem afogar. Por isso, precisamos estar atentos, ser presentes na vida dos que amamos, ser parte da existência do outro. Precisamos, então, conhecer o outro e permitir a ele que venha a nós.

joséProf. José Romero Nobre de Carvalho é Diretor Geral do SEB Maceió. Pai de três filhos, é educador com 34 anos de experiência, sendo 15 em gestão educacional. É Especialista em Educação, Pós Graduado em História, MBA em Administração e Marketing. Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia e da Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise. Psicanalista com curso de extensão em psicologia clínica.  Tem artigos publicados em revistas especializadas em educação (CONECTADA,  DIRECIONAL EDUCADOR, SÍNDROMES). É autor de livros de literatura infanto-juvenil pelas Editoras Franco e Chiado. Atualmente é articulista no site educacional Revista Direcional Escolas.

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