No Dia Nacional da Matemática (06 de maio), a Tutores dá dicas de como fazer com que a criança se desenvolva ainda mais na disciplina
Educação e Cidadania
Aprender matemática vai além de decorar fórmulas e métodos
Faz tempo que a matemática deixou de ser a inimiga número um das crianças. Segundo pesquisa divulgada em 2014 e realizada pela Ipsos Media CT com 1.700 crianças, entre 6 e 9 anos, em todo o país, a preferência nacional nas salas de aula são os números. A matéria é a preferida por 36% dos entrevistados, seguida do português. Mas ainda assim, os pequenos apresentam dificuldades na disciplina.
É o que mostra o resultado de 2014 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) que testou a habilidade de estudantes de 15 anos em resolver problemas de raciocínio lógico relacionados a situações práticas do cotidiano. O Brasil ocupa o 38° lugar entre os 44 países que tiveram a habilidade de seus estudantes avaliada. Infelizmente, só 2% dos brasileiros conseguiram resolver problemas de matemática mais complexos. A avaliação é realizada a cada três anos e abrange três áreas do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências.
Mas é certo que nem sempre a matemática é o grande problema e seu aprendizado está longe de ser apenas “decorar fórmulas e métodos”. De acordo com André Luiz Silva, gerente da franquia Tutores – franquia de educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar, em alguns casos, até mesmo uma dificuldade em interpretação de texto pode impedir que o aluno desenvolva-se de maneira produtiva na disciplina.
A matemática traz inúmeros benefícios ao longo da vida das pessoas e o indivíduo que se desenvolve bem com os números tende a ter muito menos dificuldades em outras áreas, apresenta raciocínio lógico e prático rápido e conseqüentemente tem mais organização, disciplina e autonomia.
“Para que não se torne uma vilã, é importante que a matemática seja introduzida ao mundo das crianças desde cedo através das tarefas diárias e de maneira moderna e lúdica”, explica o gerente.
O grande diferencial está em ensinar as crianças baseando-se em problemas do cotidiano, o que não tem sido muito difícil, já que cada vez mais elas estão participando das decisões e do orçamento familiar e aprendendo a administrar suas próprias mesadas.
Envolvê-las na resolução de problemas e propor desafios é fundamental. “Deixe os pequenos contribuírem dentro de casa, mostre que são capazes de ajudar a administrar as finanças e de economizar nas tarefas do dia a dia”.
Para tornar o ensino mais divertido, os pais podem utilizar jogos que envolvam números e raciocínio lógico, como os de tabuleiro, ou cubos e quebra-cabeças por exemplo. O mais importante é que toda e qualquer experiência de aprendizado deve ser prazerosa para não desestimular os pequenos.
“Vale ressaltar que cada indivíduo tem um ritmo de aprendizado e principalmente para aqueles que sentem mais dificuldade, não é aconselhável forçar os estudos, pois esta atitude só irá gerar ainda mais aversão à disciplina. Motivação, respeito e incentivo fazem parte de qualquer processo de aprendizado”, ressalta André.
Além do reforço escolar e do programa de tutoria, a Tutores conta com um programa que desenvolve bons hábitos de estudo. Os alunos são orientados a gerenciar seu tempo, reconhecer seu estilo de aprendizagem, organizar o material escolar, preparar-se para provas, entre outras técnicas. O material oferecido pela Tutores facilita o processo cognitivo das crianças e as auxilia em suas dificuldades de aprendizado.
“O projeto pedagógico da Tutores enfatiza o ensinar a aprender e valoriza a relação de ensino e aprendizagem, colocando o educador como um agente de transformação da vida escolar do aluno”, conclui o gerente da Tutores.
Dia 06 de maio – Dia Nacional da Matemática
Comemorado informalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), o Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao educador e escritor carioca Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, “O Homem que calculava”. A data também foi criada para divulgar a matéria como área do conhecimento e mostrar a ligação de sua história com as demais áreas.
Estudo aponta baixo desempenho das crianças em matemática
Um estudo divulgado no ano passado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostra que são poucas as crianças brasileiras que têm domínio da língua escrita e conseguem realizar cálculos matemáticos que envolvem gráficos e tabelas. o estudo avaliou crianças que estão do 4º ao 7º ano. Mais de 60% dos alunos do quarto ano do ensino fundamental têm desempenho entre muito ruim e regular em leitura e matemática. Apesar disso, o estudo mostrou que houve uma melhora de toda a região da América Latina em relação à avaliação anterior. O desempenho das crianças brasileiras é igual à média dos alunos dos outros 15 países estudados em escrita e em ciências naturais nos quatro níveis. Além disso, as notas alcançadas são as mesmas em leitura no 4º ano e em matemática no 7º ano. O Brasil está acima da média da região em matemática no 4º ano e em leitura no 7º ano.
Casos de superação de alunos com a Tutores
A Tutores possui diversos cases de sucesso com alunos que enfrentavam bastante dificuldade com a matemática, como é o caso de um garoto de Belo Horizonte (MG) que hoje tem 14 anos.
Desmotivado e com baixa auto-estima por suas notas baixas em praticamente todas as disciplinas, principalmente em matemática, ele procurou a Tutores quando já estava no final do sexto ano, prestes a ser reprovado. E não deu outra: infelizmente ele acabou repetindo o ano.
A Tutores então percebeu que ele precisava primeiramente mudar de escola, pois ele não estava se adaptando ao método de ensino. Ele então começou a estudar em outra Instituição de ensino e continuou o reforço escolar com a Tutores. Aos poucos foi recuperando as notas. O método de ensino da Tutores fez com que ele aprendesse a organizar melhor sua rotina de estudo e concentração. Ele comparecia a unidade praticamente todos os dias. Ele conseguiu passar do sexto para o sétimo ano sem recuperação.
Hoje o aluno está mais entrosado com sua turma na escola, tirando notas boas, principalmente em matemática, e continua em acompanhamento junto com a Tutores, mas sua freqüência diminuiu para apenas duas vezes por semana, devido seu bom desempenho.
Este é apenas um exemplo de alunos que se superaram com a Tutores. A rede atende todas as disciplinas e níveis escolares e trabalha com uma visão multidisciplinar das necessidades de seus alunos. Além do reforço escolar, oferece aulas particulares, tutoria, cursos livres, para o Ensino Médio, Superior, TCC e para a melhor idade. Também conta com preparatórios para o Enem, vestibular e concursos, além de aulas de português para estrangeiros.Para saber mais, acesse: http://www.tutores.com.br/