fbpx
Guia para Gestores de Escolas

O desenvolvimento da autonomia

Com pequenas mudanças no dia-a-dia os pais podem ajudar a desenvolver a independência das crianças.

 Desde bem pequenas as crianças devem ser estimuladas na busca da sua autonomia. Para isto é importante que os pais estimulem a execução de tarefas simples, apropriadas para a sua faixa etária, oportunizando assim, o exercício de sua crescente independência. Deixar que os pequenos vistam-se ou comam sozinhos, são tarefas que exigem tempo e paciência por parte dos pais. Mas o que acontece muitas vezes é que as crianças são “atropeladas” pelas famílias, em função da falta de tempo.

Segundo a psicopedagoga e diretora da Escola Cristã de Educação Fundamental Reverendo Olavo Nunes, Raquel Liane, muitas vezes a criança não tem iniciativa e atitudes proativas porque os adultos não permitem ou incentivam. Por isso a escola é o espaço primordial para essa parte do desenvolvimento da criança, e deve incentivá-la a iniciar pelas suas coisas, seus materiais e o cuidado com si mesmo, como vestir a roupa e escovar os dentes.

A especialista ressalta que o resultado das ações não será o mesmo do que se fosse conduzido por um adulto, mas vale a pena investir e delegar essa pequena responsabilidade aos pequenos. “Muitos pais “reclamam”, não entendendo o quanto é importante que eles iniciem seus afazeres”, conta.

 Atualmente também se observa que este processo tem começado cada vez mais tarde. Um importante marco no desenvolvimento e autonomia é o controle do esfíncter e a retirada das fraldas, que muitos pais deixam para fazer após os dois anos e meio, acreditando que a criança ainda não está pronta para fazê-lo. Entretanto, estudos demonstram que antes mesmo desta idade as crianças já estão aptas para iniciar este processo.

 SOBRE A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL CRISTÃ REVERENDO OLAVO NUNES

 Com foco em crianças de 0 a 9 anos, a Escola de Ensino Fundamental Cristã Reverendo Olavo Nunes, trabalha com Educação Infantil (Berçário a Jardim B – 0 a 5 anos) e Ensino Fundamental (1º a 4º ano). A Escola, localizada na zona norte de Porto Alegre, tem entre os diferencias o número reduzido de alunos por turma desde a Educação Infantil, profissionais capacitados em todas as áreas, ambiente cristão e vivência de valores. Os profissionais são todos qualificados dentro de cada área. Está localizada na Rua 25 de Julho, nº 437, Bairro Sta Maria Goretti em Porto Alegre.

 

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!