O futuro das escolas católicas no Brasil

A educação católica possui uma história de sucesso no mercado educacional brasileiro. Porém, nos últimos anos, o aumento e a evolução da concorrência reduziu de forma significativa seu número de alunos. Com a entrada de grupos de investidores no mercado de ensino regular privado, a perspectiva para os próximos anos será de acirramento da competitividade.

É necessário que as redes e congregações católicas promovam uma educação modernista e adequada às características dos jovens deste mundo tecnológico e globalizado, mantendo-se fiéis à tradição do cristianismo.

As ações propostas abaixo visam criar um ambiente organizado, produtivo e sustentável, fazendo com que o mercado circunvizinho das instituições compreenda e valorize sua importância no papel de preparar os alunos para a vida adulta, através de uma formação de alto padrão acadêmico fundamentada nos valores cristãos.

Planejamento estratégico – Embasado em pesquisas e dados estatísticos, o planejamento estratégico organiza um conjunto de ações utilizando todos os recursos da instituição simultaneamente, redimensionando falhas e enfatizando os aspectos positivos através de uma comunicação integrada. O planejamento estratégico cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos, enquanto mantém um compromisso na busca da excelência de seus serviços.

Cultura organizacional – Além de promover a aquisição do conhecimento, as escolas católicas precisam transmitir os valores cristãos. Para isso, o exemplo deve partir de dentro de casa, por meio da implantação de gestão de qualidade, rotina, padronização de processos, compreensão da cultura e aplicação do carisma de cada congregação, sem perder a individualidade e peculiaridade de cada escola.

Comunicação integrada – O grande desafio é conscientizar alunos, familiares e a comunidade de que as instituições de ensino católicas proporcionam uma EDUCAÇÃO COMPLETA, com uma preparação acadêmica consistente que capacita o aluno a ingressar nas melhores universidades e no mercado de trabalho, e fomentam a espiritualidade e o resgate de valores, como solidariedade, respeito e ética, preparando-o para a vida.

A comunicação integrada consiste na utilização concomitante das principais ferramentas existentes, como o endomarketing, inbound marketing e propaganda:

Endomarketing – O endomarketing tem um papel importante na democratização da comunicação, ao proporcionar uma maior interação entre a escola e a família, facilitando o trabalho do corpo docente, através da divulgação de suas atividades, projetos pedagógicos e todo o trabalho realizado em sala de aula utilizando mídias on-line e off-line.

Inbound Marketing – Tem como objetivo utilizar as ferramentas existentes no mundo digital, como sites, blogs, redes sociais e webmails para atrair clientes, gerar leads e torná-los fiéis através da disseminação de conteúdo relevante.

Propaganda – Campanha de captação de alunos novos na época de alta sazonalidade.

Valorizar a identidade da marca da rede – Para que as pessoas valorizem e divulguem a marca da escola é preciso conhecê-la. Quando as ações externas (discurso, propaganda e venda) estão alinhadas com a cultura interna, as expectativas das pessoas serão atendidas e a marca transmitirá confiança e segurança, aumentando a lealdade entre a escola e seus clientes.

Captação de clientes novos – Melhorar a produtividade da equipe para captar mais alunos requer planejamento, uma gestão proeminente embasada em metas, um checklist de ações periódicas, treinamentos, coaching individuais e reuniões de monitoramento.

– Implantar o departamento comercial de cada instituição de ensino ou criar uma central de atendimento e vendas única para cada Rede.
– Padronizar o atendimento e vendas através da definição dos principais diferenciais da Rede.
– Treinamento – aumentar o desempenho da equipe através da capacitação em técnicas de atendimento e fechamento de matrículas.
– Comunicar os diferenciais, propósito, carisma e missão da congregação através de uma linguagem coloquial e compreensível.
– Traçar metas, objetivos e medir a produtividade da equipe.
– Gerir e monitorar as ações e resultados da equipe de captação de clientes novos.
– Utilizar o telefone e a internet como ferramentas de venda.
– Aumentar os resultados através do pós-atendimento.
– Reduzir os pedidos de desconto.