O mundo encantado do Eretz Peretz

O tema do Eretz Peretz da Educação Infantil em 2015 foi o jargão encantado “Era uma vez”. E assim que atravessávamos a porta de entrada, era como se ingressássemos no mundo mágico dos contos de fadas. Havia castelos, princesas, golens, bonecos, músicas, brincadeiras e, principalmente, muita leitura!

Aliás, foi realizada nessa oportunidade, a premiação do Concurso Literário do Ensino Fundamental II e Médio, nas áreas de Língua Portuguesa, Hebraica e Inglesa.

No Infantil, todas as salas estavam decoradas com enfeites que remetiam às atividades realizadas pelos alunos. A oficina dos caleidoscópios foi uma ótima oportunidade para os alunos colocarem a criatividade em ação. Eles confeccionavam seus próprios instrumentos e se divertiam com os efeitos visuais gerados, lançando mão dos conhecimentos da matemática/geometria.

Pais e alunos bateram papo com Mônica Guttmann, autora do livro “Lata de sentimentos”. Dentro da proposta da publicação, a sala do G5 foi decorada com latas, cubos e foto das crianças expressando seus sentimentos. A autora Ruth Rocha também foi lembrada por meio de uma viagem literária ao mundo de seus personagens.

A Cia. Truks, de teatro de bonecos, alegrou o público com a exibição do espetáculo “A Bruxinha”, na sala de música. A área de Música também foi destaque com a apresentação de algumas canções do musical “Um violinista no telhado”, protagonizado por alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Na sala dos Sipurim, os pais, acompanhados pelos filhos, ouviram alguns contos tradicionais da cultura judaica, em hebraico e em português.

A área de Língua Inglesa preparou uma atividade gastronômica para os alunos. The sandwich swap room era o lugar onde os alunos trocavam ingredientes para preparar um saboroso lanche. A união perfeita entre aprendizagem e culinária.

A turma do G6, que visitou a Fundação Dorina Nowill, realizou atividades relacionadas à visão. Com os olhos vendados, pais e filhos precisavam adivinhar os objetos que tinham nas mãos. Alguns textos em formato Braille também estavam disponíveis aos visitantes.

As atividades encerraram como o despertar de um sonho encantado. E a certeza de que todos viveram um conto de fadas com um final feliz.