O quanto a saúde da sua equipe tem impactado o caixa da sua escola?

Por Eric Amorim

A relação entre o setor de educação, representado pelo CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 85, e a saúde dos trabalhadores é um tema de crescente relevância no cenário contemporâneo, visto a crescente nos números de afastamentos. A prevalência de doenças que afetam os profissionais que atuam nesse setor, especialmente aquelas listadas como as cinco principais causas de afastamento de trabalho, exige uma análise aprofundada. Hoje vamos explorar o nexo técnico epidemiológico entre o CNAE 85 e as doenças mais comuns que levam ao afastamento de trabalho, ao mesmo tempo em que apresenta estratégias que as instituições de ensino podem adotar para reduzir esses afastamentos.

O Nexo Técnico Epidemiológico no CNAE 85

O CNAE 85 abrange atividades relacionadas ao setor educacional, englobando desde instituições de ensino básico até instituições de ensino superior. Dentre as cinco principais causas de afastamento de trabalho no Brasil, identificadas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), estão as doenças osteomusculares, transtornos mentais, lesões por esforço repetitivo, acidentes de trabalho e doenças cardiovasculares. Essas, muitas vezes, estão interligadas com as condições de trabalho nos estabelecimentos educacionais.

Doenças Osteomusculares

Professores e funcionários administrativos em instituições educacionais sofrem frequentemente de doenças osteomusculares devido a posições prolongadas, posturas inadequadas e movimentos repetitivos.

Transtornos Mentais

O estresse crônico e a pressão emocional inerentes ao ambiente educacional podem levar a transtornos mentais. O consumo de medicações para fins emocionais vem cada dia mais se tornando frequente em toda a população, incluindo o setor escolar. A promoção da saúde mental no trabalho, por meio de programas de apoio psicológico e treinamento em gestão do estresse, pode mitigar essas condições.

Lesões por Esforço Repetitivo

Digitação, escrever na lousa e ainda tarefas administrativas são comuns no setor educacional, aumentando o risco de LER (Lesões por Esforço Repetitivo). A introdução de pausas programadas e treinamento sobre postura e uso de equipamentos ergonômicos pode ajudar a prevenir essas lesões.

Acidentes de Trabalho

Acidentes no setor educacional podem envolver quedas, choques elétricos e exposição a produtos químicos. A implementação de medidas de segurança implementadas pelo seu PGR (Programa de Prevenção de Risco) é obrigatória para todas as instituições por normas trabalhistas.

Doenças Cardiovasculares

Sedentarismo e estresse crônico contribuem para doenças cardiovasculares em profissionais da educação, além de outros fatores de riscos associados como tabagismo e sobrepeso.

Estratégias de Prevenção

Promoção da Saúde no Trabalho: Instituir programas de promoção de saúde, que incluam atividades físicas e orientações sobre alimentação saudável. Dê pausas para frutas e hidratação.

Treinamento de Ergonomia: Oferecer treinamento em ergonomia para professores e funcionários administrativos ajuda a prevenir doenças osteomusculares e lesões por esforço repetitivo. Pequenas pausas para alongamentos ao longo do dia, os alunos podem participar deste momento.

Apoio à Saúde Mental: Disponibilizar serviços de apoio psicológico e programas de gestão do estresse pode ajudar a lidar com transtornos mentais. Pode incluir uma vez na semana após o horário uma roda de conversas com um profissional capacitado para gerir este momento.

Conclusão

A instituição de ensino deve adotar estratégias para reduzir o risco de afastamento do colaborador, não apenas para evitar faltas, mas além de tudo acolher o ser humano que necessita de incentivo para superar as barreiras e criar hábitos saudáveis. Creio que sua escola mais saudável irá ser mais forte e incentivar alunos e famílias a adotarem este novo estilo de vida. É a escola transformando a sociedade em um local mais saudável para todos.

Me diga sua opinião, ficarei muito feliz em saber!