fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

superbanner festou
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER BETT MOBILE

O que fazer nas férias?

Em 7 jul, 2017
Educação e Cidadania

As férias de julho chegaram e o que fazer com as crianças nesse período? Muitos pais e responsáveis se planejam no trabalho para programar atividades juntos, pois muitas vezes, por falta de opção, se resumem a jogos de vídeo game, uso da internet ou programas de televisão. Especialistas dão dicas sobre como aproveitar esse tempo com os filhos e falam também sobre a importância do convívio com a família e do descanso para o retorno às aulas.

A sugestão para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, é que eles façam um diário de férias. “A orientação é que a criança faça pelo menos cinco registros, seja de algum lugar que tenha visitado, uma brincadeira feita, ou de um filme que assistiu no cinema, em que ela deve escrever uma frase completa sobre a atividade realizada e apresentar aos colegas no primeiro dia de aula”, conta Vanessa Gonçalves de Andrade, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

Para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, um almanaque de férias é confeccionado com várias atividades para que eles aproveitem o período de maneira divertida. “No material, damos sugestões de livros para ler, de brincadeiras, jogos, cruzadinhas, desafios, passatempo, culinária para fazer junto a um adulto e até um espaço para que eles façam um pequeno comentário, caso tenham assistido um filme no cinema ou a uma peça de teatro”, diz Vanessa.

Dicas culturais e sugestões de leituras também são indicadas para as crianças do 3º ano. “Indicamos visitas ao Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário e Teatro Digital Johannes Kepler, MASP, Pinacoteca e a livrarias com programação para crianças no período de férias”.

As professoras da área de inglês também dão dicas culturais por série e que sejam semelhantes aos conteúdos que as turmas estão estudando. “Sugerimos aos alunos do 4º ano ir ao Zoo São Paulo ou ao Aquário de São Paulo, pois eles vão estudar sobre os animais e suas características. Assim, eles podem anotar aspectos interessantes e em sala de aula, compartilhar com seus colegas, comparando as características e os animais vistos”, comenta a orientadora. Ainda para o 4º ano, outra proposta é que o aluno escreva uma reportagem de turismo, dando dicas de um lugar interessante que ele visitou ou viajou com a família.

Aos alunos do 5º ano, as dicas são brincadeiras lúdicas para que as crianças se divirtam no mês de julho. Os locais sugeridos são o Museu da Imaginação, em que o aluno pode apostar uma corrida de saco, ouvir histórias ao redor de uma fogueira, tocar instrumentos musicais e participar de um caça ao tesouro; o Festival Risadaria Kids, braço do Festival RISADARIA, maior festival de humor do mundo, que traz espetáculos circenses, teatro, música e oficinas; e o Escape 60, um lugar de entretenimento especializado em jogos de fuga, que permite a crianças e adultos viver de verdade aventuras como nos filmes e games.

“A aprendizagem é contínua. O aluno tem um distanciamento nas férias da aprendizagem formal, porém ele deve continuar aprendendo”, diz Janice Pontes, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Humboldt. Ela também indica manter o hábito da leitura, mas sem formalidades. “Ir a uma livraria, participar de oficinas, fazer atividades lúdicas, e até cruzadinhas também são indicados”.

Durante o período, ela também sugere que as crianças façam atividades culturais, como ir ao teatro, assistir a um espetáculo musical ou visitar museus, assim também como frequentar espaços ligados à natureza, com projetos de sustentabilidade, inclusive para os pais fazerem junto aos filhos. “Quanto mais contato com a natureza, para que eles possam correr, brincar, participar de oficinas ao ar livre ou uma ida ao parque, melhor”.

Janice também valoriza a convivência com a família durante as férias. “Fazer coisas em casa, como cozinhar ou preparar um lanche juntos, fazer uma refeição, seja um café, um almoço ou uma janta, favorece o fortalecimento do relacionamento da criança com pais e responsáveis”.

A coordenadora alerta pais para tratar com seletividade atividades ligada a computador e games. “Quando a criança sai de férias, ela deve fazer o uso da criatividade e aproveitar as possibilidades para exercitar o ócio. Descansar e se distanciar das coisas que as estressam, também são sugestões para o período”.

Dentre as atividades para se divertir, Cleonice Martini, coordenadora educacional do Ensino Fundamental II do Colégio Mary Ward, localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, dá dicas culturais simples, enriquecedoras, e que não pesam muito no bolso, como é o caso da visita a pontos turísticos da cidade, como MASP, na avenida Paulista, a feirinha da Liberdade, e o Mercadão Municipal. “São pontos que podem ser visitados e explorados por estudantes de todas as séries”.

De acordo com a coordenadora, os momentos de descontração com a família também são importantes. Entre as atividades propostas pela coordenadora, encontram-se um Dia de Master Chef. “A criança pode preparar um jantar para a família ou convidar os avós para um dia especial”. Outras dicas propostas são: Um dia de piquenique no parque. “Em São Paulo, há uma variedade de parques, como Parque do Carmo e o Ibirapuera, que tem ótimos espaços para piqueniques”. Jogos diversos em casa, como caça ao tesouro ou com os que já possuem em casa. “O importante é usar a criatividade e envolver-se nesse mundo mágico da imaginação, recheado de muito amor e desejo de momentos especiais com as crianças”, ressalta a coordenadora.

 

“Como coordenadora educacional, oriento nossos alunos a aproveitarem o momento de férias para realmente descansarem e renovarem as energias para o próximo semestre. Sugiro que desfrutem de atividades prazerosas, aproveitem momentos diferenciados com a família e os amigos. No entanto, na última semana, o ideal é que comecem a se preparar para o retorno às aulas, por isso é sempre bom dar uma revisada nos conteúdos que já foram trabalhados e reforçar as disciplinas que apresentam maior dificuldade”, finaliza.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

Sobre o Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Direcional Escolas

    Somos um veículo de comunicação de mídia impressa (revista) e online (portal) que está há 19 anos no mercado da Educação. A Revista DIRECIONAL ESCOLAS é uma referência no setor educacional por promover uma reflexão crítica sobre práticas e políticas educacionais, através de uma linguagem jornalística com conteúdo e informação.

    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Saúde e Bem-Estar na Escola: um compromisso diário com alunos, professores e toda a…

    19 jan, 2026 0

    Crescer apresenta princípios pedagógicos que orientam sua atuação em novo livro

    5 dez, 2025 0

    Impactos do bullying e cyberbullying na era digital

    21 out, 2025 0

    Marca forte, escola relevante: Seis reflexões sobre o papel do branding na Educação…

    22 jul, 2025 0

    Postagens recentes

    Ed. 216 – Mar/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Do “não quero” ao “não consigo”: o que a escola precisa saber sobre seletividade alimentar? 6 de março de 2026
    • Entenda o mercado educacional da sua região com o Radar das Escolas 4 de março de 2026
    • Sustentabilidade na escola: Como incentivar a educação ambiental e inserir práticas ecológicas no cotidiano dos colégios? 4 de março de 2026
    • A expectativa das famílias em relação ao papel da escola: mais um desafio para a Gestão Escolar 20 de fevereiro de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos