O que fazer no primeiro dia de aula da criança?

Colégios de SP dão orientações para pais e filhos pequenos se adaptarem.

A entrada na escola é um marco na vida das crianças e seus pais. Neste período, uma mistura de euforia, ansiedade e angústia toma conta das famílias. “É um momento crucial, quando o ‘cordão umbilical’ é efetivamente cortado. O filho passa a ter uma vida social e cria vínculos independentemente da existência dos pais”, explica Lucila Cafaro, coordenadora da educação infantil do Colégio Mater Dei, nos Jardins.

De um lado, a criança fica ansiosa, com medo da nova situação; do outro, os pais sofrem com a reação do filho. Na busca de alguma referência sobre como deve se comportar, o pequeno observa atentamente a atitude dos pais e o sentimento de insegurança é transferido para as crianças, que resistem ao primeiro dia na escola.

”Muitos pais têm grande dificuldade em delegar os cuidados e atenção, achando que ninguém fará por seus filhos melhor do que eles. E isso é verdade, porém de uma maneira positiva:  lidar com as adversidades, frustrações e novas descobertas é o que torna a escola um ambiente tão rico e importante”, esclarece Lucila.

Adaptação

Durante o período de adaptação os pais devem, portanto, controlar as emoções, demonstrar segurança, conversar bastante com a criança, sempre enfatizando como será bom ir para escola e fazer novos amigos, aprender e brincar. “Os pais precisam confiar nos profissionais que escolheram, acreditar que logo o filho estará adaptado e feliz, pronto para um mundo de aprendizagens significativas e muita diversão”, declara Lucila Cafaro.

O ideal é que a escola converse com os pais antes do início das aulas, deixando-os mais tranquilos e seguros. “Os pais passam a compreender que as crianças crescem, amadurecem e precisam de novas experiências”, conta Thais Bonfim, coordenadora da educação infantil do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em Moema. Para que a criança também tenha referências, é interessante que ela, individualmente, conheça os ambientes da escola, as professoras e os colegas durante o período de adaptação.

A vice-diretora do Ítalo Carla Cascino Gomide sugere que a avó, tia ou mesmo mãe ou pai permaneçam o tempo que for necessário na escola, porém fora da sala de aula, para que a criança seja levada até o familiar quando necessário e se sinta segura. “Aos poucos ela entra no ambiente e cria vínculos com os professores e coleguinhas.”

É importante que a criança não fique mais de uma hora no primeiro dia, e duas horas no segundo dia. “Isso faz com que ela não fique exausta e irritada com o novo ambiente, e volte para casa com um gostinho de quero mais. Esta é a chave para o retorno no dia seguinte”, expõe Carla.

Para tranquilizar os pais sobre o bem-estar da criança, as coordenações das escolas enviam fotos, vídeos e mensagens pelo celular sobre o decorrer do período. “Isso faz com que os pais tenham uma janela secreta para este momento novo que a criança está vivendo”, conclui Carla Cascino Gomide.

Sobre o Weducation

Além dos Colégios Mater Dei, com unidade também em São José dos Campos, e Internacional Ítalo Brasileiro, o Weducation engloba outras escolas tradicionais, o Colégio Internacional EMECE (Pompeia); e o Colégio Internacional Vocacional Radial (Unidades no Jabaquara e Santo Amaro).

Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.

No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.

Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.