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Guia para Gestores de Escolas

Orientação profissional: a experiência do Colégio Oswald de Andrade*

O projeto de orientação profissional do Colégio Oswald de Andrade existe há mais de 20 anos, tendo tido sempre a proposta de auxiliar os alunos não só no seu processo de escolha de um curso universitário, mas principalmente a de ajudá-lo a construir um projeto de vida para si ao final do Ensino Médio. No mundo contemporâneo, esse momento é um dos rituais de passagem que marcam a entrada do jovem no mundo adulto, e dessa maneira cabe à escola problematizar diversos tipos de questões.

No Colégio Oswald, entendemos que a orientação profissional deve dar conta de pensar na escolha do curso superior a partir de uma discussão com os alunos sobre o mundo do trabalho na atualidade. Compreender a dinâmica das relações que se estabelecem nesse mundo, como se constroem as carreiras e como os projetos pessoais estão relacionados com os projetos profissionais são alguns de nossos focos.

As atividades de orientação profissional acontecem no Oswald de Andrade a partir do 2º ano do Ensino Médio, com um conjunto de seis aulas que problematizam com os alunos temas como o sentido do trabalho na construção da identidade, as histórias profissionais de cada família e a diversidade de cursos superiores existentes, entre outros. Já no 3º ano, a orientação profissional passa a ser um curso da grade curricular, com uma aula por semana de 75 minutos, nas quais os alunos são divididos em grupos menores (até 15 alunos em cada). Cada um desses grupos é acompanhado durante o semestre por um dos professores da equipe de orientação profissional do Oswald, formada por quatro psicólogos especialistas na área e pesquisadores do Laboratório de Orientação profissional da USP.

Durante o curso, os alunos passam por três eixos de discussão: debates e atividades ligadas ao autoconhecimento (investigação sobre interesses pessoais, habilidades, escolhas já realizadas, projetos pessoais etc.), informação (discussão sobre cursos superiores, grades curriculares, vestibulares, carreiras, mercado de trabalho, remuneração, cotidiano profissional) e, por último, como síntese, a organização de um projeto de vida, que engloba vários aspectos, inclusive o da escolha da profissão.

A proposta do projeto de orientação profissional do Oswald está intimamente ligada ao projeto pedagógico da escola, que forma um aluno capaz de olhar criticamente para o mundo e compreender a sua inserção nele. Ajudar o adolescente a fazer a escolha profissional, que não é a primeira e nem será a última escolha que ele terá que fazer em sua vida, é uma importante função da escola, e que deve dialogar intensamente com o seu projeto político pedagógico. Nesse sentido, vamos além da escolha do curso superior, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre a sua trajetória estudantil, as escolhas que ele já realizou e sobre qual adulto ele pretende ser. Assim, pensar na profissão passa a ser uma das dimensões de um projeto mais global de futuro que esse adolescente é convocado a delinear para si mesmo.

*Por André Meller, coordenador de Comunicação e Projetos do Colégio Oswald de Andrade, em São Paulo, Capital.

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André Meller

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