Parceria entre Inteligência Relacional e Mosteiro São Geraldo de São Paulo possibilita educação emocional e social para dois mil e cem alunos

Entidade filantrópica de São Paulo atende crianças do Ensino Infantil em período integral, do ensino Fundamental no contra turno escolar e realiza oficinas complementares para jovens, adultos e idosos.

O ano de 2015 será marcado por uma grande conquista para a população assistida pelas Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, capital.

O Mosteiro São Geraldo de São Paulo, entidade mantenedora das Obras Sociais com sete núcleos, realiza naquela região atividades sócio educativas há mais de cinquenta anos, quando instalou o Colégio Santo Américo na região. “Nas Obras Sociais atendemos em torno de setecentas crianças em período integral no ensino infantil, mais setecentas no contra turno escolar, e nas oficinas são mais setecentos jovens, adultos e idosos, completando os nossos sete núcleos de assistência. Procurávamos material que viesse ao encontro da nossa missão, que é atender à vizinhança do entorno, população carente e necessitada, e incluir na educação uma ferramenta que nos ajudasse a trabalhar questões éticas, emocionais, afetivas. Quando encontramos o material de educação emocional produzido pela Inteligência Relacional, encontramos a nossa resposta”, relata a Superintendente das Obras Sociais, Elizabeth Elias.

Esta

parceria de cunho social também engrandeceu a missão da Inteligência Relacional, organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência, construção de uma cultura de paz e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico e formação de educadores. Sua metodologia, Liga Pela Paz, qualificada pelo Ministério da Educação, já envolveu milhares de educandos e educadores em 20 estados brasileiros.

Os educadores das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo passarão por um processo de sensibilização e formação para colocar em prática técnicas que favorecem o diálogo, o respeito pelas diferenças, a socialização e a promoção de competências emocionais, o que possibilitará o início da educação emocional e social dos alunos e familiares atendidos. “Em nossos núcleos atendemos famílias de comunidades como Paraisópolis, Jardim Colombo, Vila Morse, Vila Sônia, Monte Kemel e Jardim da Ampliação. Por conta da realidade dessas famílias, com pessoas que trabalham o dia todo, nosso maior desafio é fazer uma aproximação dos pais com a comunidade escolar e as crianças. Acreditamos que as novas ferramentas possam ser o fio condutor dessa reaproximação”, ressalta Elizabeth.

A superintendente conta que o Mosteiro São Geraldo é de origem Húngara e que ao chegar ao Brasil, há sessenta anos, os monges tinham o objetivo de atender às populações carentes que ficassem no entorno de onde se instalariam. “Na medida em que fomos atendendo a essa população, sempre pensando no desenvolvimento comunitário, foi aumentando a necessidade de termos uma ferramenta pedagógica que nos ajudasse a trabalhar com as crianças, as famílias e os valores. Para nossa alegria apareceu a Liga Pela Paz, com seus personagens, suas técnicas de Quietude e Atenção, os Grupos de Diálogo, o Painel das Emoções, as Danças Circulares e os vários estímulos à expressão de afetividade”, conclui Elizabeth.

“Essa forma concreta que chegou para complementar nossa educação vai nos ajudar no diálogo com as famílias que precisam ter maior comprometimento com a educação de seus filhos e compreender que a carga de responsabilidade deve ser partilhada com a escola, não somente delegada à ela”, conclui a superintendente.

Encontros de formação e sensibilização para Educadores e toda a comunidade

Para sensibilizar educadores e gestores, a Inteligência relacional vai promover no próximo dia seis de março, um encontro presencial de formação para 143 profissionais que atuam nos sete núcleos sociais.

Ainda no mês de março, no dia 28, um grande encontro de sensibilização acontecerá nas instalações do Colégio Santo Américo, quando se espera a presença de aproximadamente 900 pessoas, entre famílias das comunidades atendidas, professores, gestores, coordenadores e funcionários das unidades sociais e também do Colégio Santo Américo.

“Chegamos num ponto, diante de tanta vulnerabilidade nas comunidades que atuamos, que nos sentíamos em cima do muro, e não achávamos escada para descer , precisávamos por as mãos em algo concreto, encontrar a maneira de lidar com questões como o enfrentamento à violência e a promoção da paz e achamos a metodologia da Liga Pela Paz. Foi a nossa escada”, finaliza Elizabeth Elias.