Peretz comemora a páscoa judia

Escola preconizará a história do povo judeu e levará os alunos a refletirem sobre os principais conceitos ligados a Pessach

“Em cada geração deve o homem se sentir como se ele mesmo tivesse saído do Egito”. Este trecho da narrativa de Pessach (“passagem” em hebraico) é contado de geração em geração, seja nos lares, seja em instituições judaicas. A comemoração, que neste ano irá iniciar-se no anoitecer de 3 de abril, abrange oito dias. Nas duas primeiras noites, os jantares ocupam um lugar especial nas cerimônias ligadas a esse importante evento do calendário religioso.

O Colégio I. L. Peretz, tradicional escola judaica do bairro paulistano de Vila Mariana, tornará essa saga bíblica mais real, por meio de várias atividades. Neste ano, os alunos anteciparão um dos principais rituais da comemoração, o “seder” (ordem, em hebraico), no qual as crianças desempenham um papel fundamental, pois questionam o porquê dessa noite ser diferente das demais noites. Como resposta, ouvem a história de Moisés (“Moshé” em hebraico), seu crescimento, a descoberta de sua origem, a relação que ele estabelece com o povo, sua impressionante determinação e a solidez de sua fé. Explana-se também sobre a grandiosidade do poder divino, atuando como benfeitor e punidor (as dez pragas sofridas pelos egípcios).

Os alunos dos Cursos Fundamental II e Médio irão explorar alguns conceitos relativos a história de Pessach, como o da liberdade (devido à libertação dos hebreus do Egito) e o referente ao sentir-se pertencente a um povo ou nação (após os acontecimentos de Pessach, pela primeira vez, os hebreus passam a ser considerados como povo judeu). Haverá também destaque para o papel das mulheres (grandes protagonistas nessa saga, pois como parturientes salvaram a vida de milhares de crianças) e a ajuda aos mais necessitados, dentre outros temas.

A partir do dia 30 de março, as atividades relacionadas à Festa terão início no Colégio, com a exposição de Kearot (singular: Keará, prato com elementos simbólicos de Pessach, cada qual remetendo a uma lembrança da saga dos hebreus no Egito) em forma de mosaicos. No dia 2 de abril, véspera de Pessach, os alunos, a partir da Educação Infantil, farão sua comemoração de diferentes maneiras, tendo sempre como base a importância de se recontar a história de geração em geração e manter as tradições. Durante um jantar simbólico, acompanharão a leitura da Hagadá (livro que contém a narrativa de Pessach), terão uma explicação dos fatos e cantarão músicas alusivas à data.

Sendo o Peretz uma Escola “antenada” com seu tempo, em todos os cursos os estudantes serão instigados a relacionar essa Festa e tudo que ela traz consigo a vários conceitos que permeiam a nossa sociedade.