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Guia para Gestores de Escolas

Plataforma de leitura: Experiência digital interativa e personalizada

O hábito da leitura, quando incentivado desde a infância, torna-se um recurso valioso para a aprendizagem e o desenvolvimento de todos e todas. Com a leitura (e a partir dela) abre-se um mundo de possibilidades e experiências, vínculos afetivos, descobertas significativas, como também o estímulo de interpretação de texto, conhecimento de novas palavras, a expansão da comunicação e as interações múltiplas e criativas com o conhecimento.

Com o aumento da utilização de ferramentas tecnológicas e a diversidade de aplicativos voltados especificamente ao ambiente educacional, nos últimos anos surgiram plataformas digitais de leitura a fim de contribuir para a formação integral e crítica de leitores/as, e que podem ser utilizadas por meio de uma intencionalidade pedagógica.

Renato Brito, professor universitário e pesquisador-chefe do projeto Escolas Inovadoras no Distrito Federal, afirma que a leitura em formato digital é uma tendência em ascensão que está atrelada fortemente ao uso cotidiano de ferramentas tecnológicas, assim como outros fatores, como a acessibilidade e portabilidade.

“Livros digitais e e-books permitem que milhares de títulos sejam carregados em dispositivos como tablets, smartphones e e-readers, tornando a leitura mais acessível e portátil. Também é possível personalizar a experiência de leitura a partir dos ajustes no tamanho da fonte, brilho da tela e cor de fundo, adequando-se às preferências de cada leitor e às condições de luz. Ferramentas como marcadores, destaques e dicionários integrados igualmente enriquecem a experiência de aprendizado”, explica o docente.

O estímulo à leitura digital na rotina escolar pode ser atrelado a algumas estratégias que incorporam as ferramentas tecnológicas no contexto pedagógico. Segundo Brito, a incorporação das plataformas digitais na sala de aula transforma a leitura em uma experiência mais dinâmica, personalizada e colaborativa. “A chave está em equilibrar a tecnologia com métodos tradicionais, adaptando-se às necessidades dos estudantes e aos objetivos pedagógicos específicos”, completa.

Na prática, conta o docente, algumas estratégias podem ser acionadas, como: disponibilizar livros digitais, artigos, e revistas para leitura em tablets, computadores ou celulares; utilizar ferramentas de anotações e destaques para estimular debates sobre trechos importantes; e-books interativos auxiliam a explorar temas científicos ou históricos, pois combina a leitura digital com vídeos, áudios e animações; utilizar e-books educacionais com exercícios interativos para revisão; incentivar os estudantes a cumprir metas de leitura usando recursos de gamificação; e outro exemplo “é utilizar e-books educacionais com exercícios interativos para revisão. A ideia é criar jogos e atividades integradas a e-books para avaliar a compreensão de leitura. Com isso, teremos um feedback em tempo real, ajudando os estudantes a identificar áreas de melhora”, finaliza Brito. (RP)

 

Saiba mais:
Renato Brito – [email protected]

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