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Guia para Gestores de Escolas

Plataforma de leitura: Ferramenta interativa

O hábito da leitura, quando incentivado desde criança, torna-se uma ferramenta valiosa para a aprendizagem e o desenvolvimento de todos e todas. Com a leitura (e a partir dela) abre-se um mundo de possibilidades e experiências, vínculos afetivos, descobertas significativas, como também o estímulo de interpretação de texto, conhecimento de novas palavras, a expansão da comunicação e as interações múltiplas e criativas com o conhecimento.

Com o aumento da utilização de ferramentas tecnológicas e a diversidade de aplicativos voltados especificamente ao ambiente educacional, nos últimos anos surgiram plataformas digitais de leitura a fim de incentivar a formação integral e crítica de leitores/as e que podem ser utilizadas por meio de uma intencionalidade pedagógica.

VANTAGENS

Gerusa Aragão, gestora pedagógica da Escola Crescimento (MA), comenta que, por estarmos imersos em uma era tecnológica, em que estudantes estão cada vez mais familiarizados com os ambientes digitais, e compreender que a leitura literária é de fundamental importância para o desenvolvimento, o colégio inseriu em sua proposta pedagógica “o uso de plataformas digitais de leitura, visto que elas são mais uma das ferramentas que nos permite alcançar os nossos objetivos e as nossas expectativas de aprendizagem, pois podemos personalizar as experiências de leitura de acordo com as necessidades e interesses individuais”.

SALA DE AULA

O estímulo à leitura digital na rotina escolar pode ser atrelado a algumas estratégias que incorporam as ferramentas tecnológicas no contexto pedagógico. Na Escola Crescimento, conta a gestora pedagógica, “o estímulo ocorre por meio do favorecimento da leitura do livro literário por meio de dispositivos digitais no currículo, criando ambientes que incentivam a leitura, pesquisa, interpretação, análise e compreensão de conteúdos por meio de recursos multimídia”.

FUNCIONALIDADES

As plataformas reúnem, de um modo geral, um conjunto de facilidades que podem ser exploradas tanto pelos/as educadores/as como por estudantes, como o acesso ilimitado ao livro digital (em qualquer hora e lugar); a utilização de marcadores de páginas; destaques no texto; busca por palavras-chave; ajustes de cores e fontes; e tradução instantânea, contribuem para o aprimoramento da experiência do/a leitor/a, além de um amplo leque de possibilidades interativas e até gamificadas. “A interatividade é elevada com funcionalidades que incluem anotações virtuais, fóruns de discussão e quizzes, enriquecendo o aprendizado”, completa Aragão. (RP)

 

Saiba mais:
Gerusa Aragão – [email protected]

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