fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Plataformas on-line disponibilizam conteúdos gratuitos para pais, educadores e alunos

Os efeitos causados pelo novo coronavírus (COVID-19) impactaram os setores educacional, social, cultural e econômico. Desde o último dia 13 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de “pandemia pelo novo coronavírus”, algumas medidas sociais começaram a ser instituídas para conter a propagação do coronavírus – dentre elas, o isolamento social. Assim, com a indicação da quarentena, diversos sites, aplicativos e ferramentas começaram a disponibilizar conteúdos gratuitos que variam entre dicas, cursos, lives, games e interações para os pais, docentes e estudantes.

Selecionamos abaixo algumas plataformas que estão disponibilizando conteúdos gratuitos. Confira e compartilhe!

BNCC EM AÇÃO

A área acadêmica da Kroton, em parceria com a Aliança Brasileira pela Educação, acaba de lançar a trilha de aprendizagem “BNCC em Ação”. A iniciativa é uma maneira de apoiar professores e gestores escolares no processo de implementação da Base, que, a partir deste ano, passa a nortear os currículos e as propostas pedagógicas de todas as etapas da educação básica das instituições públicas e privadas em todo o país.

Gratuito, o curso pode ser acessado por meio do site: https://info-bncc.webflow.io/

PLANEJAMENTO DAS AULAS

A plataforma e-docente, com o olhar voltado ao professor, disponibiliza diversos materiais para auxiliar os docentes no planejamento das aulas – dos anos inicias e finais do ensino fundamental. Nos materiais disponíveis estão os temas: Plano bimestral, Projetos integradores, Fichas de acompanhamento individual, OED’s – Objetos educacionais digitais, Sequências didáticas e Sugestões de avaliações.

Para ter acesso aos conteúdos, acesse: http://www.edocente.com.br

TV ESCOLA

Todas as redes sociais e as plataformas da TV ESCOLA – app, portal, canal de televisão aberto, por satélite e pago – vão dar dicas de como os pais podem motivar as crianças a seguirem estudando, os professores compartilhar ideias de utilização da programação do canal e os alunos selecionar conteúdos por área de conhecimento.

Também estão sendo disponibilizadas orientações sobre como os jogos eletrônicos, percursos educativos e demais objetos educacionais, pedagogicamente confiáveis e totalmente gratuitos do canal, podem servir como recursos para aulas virtuais.

A iniciativa é do projeto “Seguimos Conectados” e pode ser acessado pelo canal TV ESCOLA ou pelo site www.tvescola.org.br

FORMAÇÃO PARA EDUCADORES

A Camino Education está oferecendo uma série de lives diárias com o objetivo de apoiar a formação dos educadores em Aprendizagem Ativa neste momento de suspensão das aulas presenciais. As formações serão conduzidas por Leticia Lyle, uma das fundadoras e diretora educacional da Camino e também contarão com a participação de convidados especialistas do segmento educacional. Os encontros acontecerão de 27/3 a 9/4, pelo canal no Youtube da Camino Education.

Para participar, o educador deverá inscrever-se gratuitamente no link: https://bit.ly/formacao-aprendizagem-ativa

ENSINO SUPERIOR

Por meio da Kroton, 51 cursos gratuitos para o público em geral e com certificado de conclusão estão disponíveis na plataforma da Aliança Brasileira pela Educação – projeto de impacto social que articula parcerias entre as empresas da Cogna, Fundação Pitágoras e empresas parceiras para que as instituições se integrem e somem forças para melhorar a educação pública. Dentre os cursos, destacamos: Empreendedorismo, Desenvolvimento de Carreira, Cultura digital, Mindset ágil, Matemática, Português, Desenvolvimento na Primeira Infância, BNCC em Ação, dentre outros.

Para ter acesso aos cursos, acesse: https://ava.aliancapelaeducacao.com.br/

ATIVIDADE EDUCATIVA

O programa bilíngue Edify está oferecendo conteúdo gratuito no site e pelo Instagram (@edifyoficial) com dicas para atividades educativas durante esse período de quarentena. Até o fim de abril, as lives para educadores com sugestões e sobre tendências do mundo do ensino serão sempre às quintas-feiras, 17h. Além disso, estão compartilhando dicas de brincadeiras para praticar o inglês com a família e contação de histórias com tutoriais de atividades também em inglês.

Acesse o perfil do programa no Instagram: https://www.instagram.com/edifyoficial/

FOCO NO ENEM

A Luminova, rede de escolas do grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), está disponibilizando para todos os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, matriculados em outras escolas, privadas ou não, sua própria ferramenta de aprendizagem a distância. O objetivo é que esses jovens continuem próximos dos conteúdos que também são fundamentais para quem prestará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ainda esse ano.

Para ter acesso ao conteúdo, é preciso fazer a inscrição por meio do link:  www.luminovaopendigital.com.br

VIDEOAULAS GRATUITAS

O Sistema Farias Brito de Ensino disponibiliza videoaulas gratuitas para alunos de todo o Brasil. O conteúdo é o mesmo que os alunos do Sistema têm acesso e segue um cronograma definido com todas as disciplinas. O objetivo é oferecer aos alunos a possibilidade de prosseguir com o seu aprendizado, revisando os assuntos, além de prepará-los para uma retomada tranquila da rotina escolar, ao término do período em casa. Especialmente para os alunos do Ensino Médio, há mais de 800 videoaulas gravadas, de todas as disciplinas, ministradas pelos professores do Pré-Vestibular da Organização Educacional Farias Brito. As aulas serão transmitidas todos os dias ao vivo pela manhã para os alunos do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e à tarde para os estudantes do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. A programação ocorrerá durante todo o período em que as aulas estiverem suspensas.

Todas as aulas estão disponíveis no site http://www.fariasbrito.com.br/videoaulas-sfb  mediante um breve cadastro, e no canal do Farias Brito no YouTube.

GAMES

Como parte do plano de colaborar com os estudantes brasileiros nesse período de suspensão das aulas, o negócio de impacto social Geekie anuncia a gratuidade do Geekie Games para 20 mil alunos de escolas públicas. Plataforma intuitiva, que conta com plano de estudos personalizado, a ferramenta traz um diagnóstico e gera um plano de estudos com base nas disciplinas e temas que o aluno tem mais dificuldade. Essa análise resulta na recomendação de conteúdos essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente em disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física, nas quais o conhecimento é construído a partir de outro prévio.

Os jovens de escola pública podem se inscrever para receber o benefício pelo site: https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames

APOIO NAS ROTINAS DE ESTUDOS

A organização sem fins lucrativos Khan Academy lança, inclusive no Brasil, novos recursos por meio de sua plataforma gratuita e on-line de educação. A iniciativa foi possível pelas doações que a plataforma recebeu de grandes empresas como Bank of America, Google e AT&T, que totalizaram cerca de US$ 3 milhões especificamente para os novos recursos. A organização criou conteúdos de apoio exclusivos para informar e guiar pais e professores na rotina de estudos. Este plano envolve o desenvolvimento de recursos on-line com a publicação de diversos artigos que impulsionam as pessoas a utilizarem a plataforma, para contribuir com uma causa de educação global. 

Para saber mais, acesse: https://pt.khanacademy.org/

ENSINO INTERATIVO

A Dragonlearn, plataforma on-line educacional onde alunos de todo o Brasil estudam disciplinas escolares de forma interativa, dispõe de mais de 11 mil exercícios interativos de matemática e inglês em forma de game para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, totalmente alinhados a BNCC. A inscrição na plataforma deve ser feita pelos responsáveis ou pelos professores, que podem acompanhar o desempenho e progresso das crianças. A plataforma oferece ainda relatórios com os erros e acertos de cada aluno, tempo gasto por exercício e quais exercícios foram mais difíceis para o estudante, ajudando a avaliar o desempenho das crianças e jovens, além de trazer um diagnóstico mais eficiente do aprendizado. Para que isso ocorra, a plataforma utiliza recursos de gamificação, inteligência artificial, machine learning e sistema de rede neural recorrente para garantir o aprendizado por meio de exercícios de reforço e estímulo ao pensamento estratégico e raciocínio lógico.

Saiba mais em: https://dragonlearn.com.br/

TROCA DE MENSAGENS

Com o objetivo de facilitar a conexão e o relacionamento entre escolas e famílias nesse momento de quarentena, o ClassApp liberou o acesso ao seu sistema gratuitamente por 2 meses, para instituições de ensino de todo o país – o nome do projeto é “ClassApp Portas Abertas”. Com o aplicativo, as escolas passam a ter o seu próprio sistema de comunicação privado, seguro e completamente gerenciável. Por meio de uma ferramenta multicanal – capaz, inclusive, de medir a visibilidade de comunicação, o ClassApp traz a praticidade da comunicação móvel para facilitar o acesso à rotina escolar e, assim, aproximar as instituições de ensino de alunos e famílias. Através do aplicativo de mensagens, as instituições podem compartilhar tanto comunicados gerais (como eventos e reuniões), quanto mensagens específicas de cada aluno ou turma e enviá-los diretamente aos pais, estudantes, professores ou equipe. Da mesma forma, as famílias podem interagir com a instituição de ensino, contando com a praticidade de receber e enviar mensagens em tempo real e ‘na palma da mão’, já que o ClassApp pode ser usado em celulares, tablets e computadores. Acesse o link e faça o seu cadastro: https://www.classapp.com.br/portas-abertas

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!