Política na escola: Estudantes protagonizam debates, grêmio mirim e simulação de eleição

Localizado na região sul de SP, o Colégio Santa Maria desenvolve o projeto "Eleições" com os estudantes de vários períodos, promovendo diversas atividades ligadas ao exercício democrático

No ano em que se completa 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, o Colégio Santa Maria também comemora 70 anos de existência trabalhando com a visão de formar cidadãos mais conscientes. Desde o Ensino Fundamental I, o tema Eleições é explorado com leituras, debates em sala de aula, pesquisas, abordagem sobre fake news, eleição de representante de classe, até culminar com a simulação do voto dos candidatos reais e outros fictícios, dependendo da série.

As turminhas do 3º ano (alunos de 8 anos) criaram o Grêmio Mirim e estão aprendendo a explorar a ideia de “política” como algo que está presente em todas as nossas relações. Antes de iniciar o processo de votação dos integrantes do grêmio, os alunos assistiram a um vídeo sobre os três poderes, que deu base para as discussões em sala de aula sobre a função exercida por cada poder. A partir daí, foi realizada uma votação para prefeitos, vereadores, juízes, fiscais de trânsito e de limpeza etc.

Agora eles estão em plena atividade “política” propondo regras para a classe, que chamam de “leis”, por exemplo, organização e limpeza da sala, verificação de luzes e ventiladores, atenção na saída para que ninguém desça a rampa do prédio sobre as rodinhas da mochila e se machuque, entre outras regras. “Os alunos estão felizes porque todos têm a oportunidade de participar. Além disso, eles colocam um pé na realidade e outro na fantasia do exercício de um cargo”, diz a professora Edith Nakao.

Um outro estímulo para os alunos ganharem interesse por tudo o que envolve a administração pública é o SIMCITY, um simulador aplicado durante as aulas de tecnologia do 3º ano. É um jogo de gestão compartilhada de uma cidade. Cada dupla de alunos tem o direito (e o dever) de administrar um município por uma aula, sendo que, no próximo encontro, deverá assumir outra metrópole.

DEBATES E ATIVIDADES MULTIDISCIPLINARES

Com a mesma visão de ensinar o conceito de política, deveres e direitos de uma sociedade, o 4º ano adotou o livro Constituição em Quadrinhos, que “traduz” a nossa Constituição para o universo infantil. O autor dará uma palestra para os alunos no dia 4 de setembro. As turmas farão uma simulação do voto no início de outubro. O laboratório de informática do Santa Maria participa deste processo para que a votação seja bem parecida com a realidade.

O mesmo ocorre com o 5º ano, cujo projeto Eleições envolve diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Informática. Os alunos vão participar de debates, farão pesquisas eleitorais, análises de gráficos e murais com a ficha política de cada candidato. O projeto termina com a simulação do voto, que vai eleger o representante de classe.

O Ensino Fundamental II terá uma avaliação aprofundada do tema através de discussões sobre o processo democrático das Eleições no Brasil. Uma coletânea de textos elaborados pelos alunos será enviada a gestores, professores, demais funcionários e familiares de alunos do Santa Maria.

Nas aulas de História e Geografia, as turmas do 6º ao 9º ano farão rodas de conversa com estudantes que já tiveram a experiência de serem representantes de classe e outros que participaram do grêmio estudantil do colégio. As fake news também serão objeto de debate entre os alunos do Ensino Fundamental II. O projeto intitulado “Caçadores de Balelas” visa dar suporte aos alunos para eles detectarem informações falsas nos noticiários. “Vamos trabalhar técnicas e dicas para que consigam acessar fontes que tenham credibilidade. Dessa forma, estamos abordando a importância do senso crítico, arma essencial no combate às notícias falsas, principalmente em ano eleitoral”, diz o professor Haroldo Bueno. Para fechar o projeto, uma simulação eleitoral será feita na última semana de setembro, com base na discussão a respeito dos programas de governo dos candidatos.