Por que os pais devem levar em conta a segurança na hora de escolher a escola dos filhos?

Por Niv Yossef*

Localização, estrutura, corpo docente e índices altos de aprovação em vestibulares são os principais itens avaliados pelos pais ao escolher escolas e faculdades dos filhos. Porém, com o aumento da criminalidade e a vulnerabilidade de exposição das crianças e jovens, o fator segurança está cada vez mais em evidência e se tornando essencial no processo de escolha da instituição.

Hoje, escolas e faculdades devem se preocupar com o sistema de segurança integrando serviços e tecnologia, com profissionais especializados e qualificados para trabalhar com alunos e pais. Além de profissionais preparados e treinados, a utilização de câmeras e alarmes monitorados 24h devem ser contemplados para preservar as imagens captadas no local. O grande objetivo em ter um projeto de segurança nessas instituições é controlar a entrada e saída dos alunos, professores e visitantes.

Para a implementação de um projeto de segurança em instituições de ensino, seja ela uma escola ou universidade, deve-se observar qual é a cultura e filosofia da Instituição, sua localização, público alvo, poder aquisitivo, exposição na mídia e se há um histórico de ocorrências anteriores com relação à segurança, tudo isso, para proporcionar aos pais uma maior quantidade de informações possíveis que permita tranquiliza-los.

Entre alguns fatores que devem ser avaliados pelas instituições ao realizar um projeto de segurança estão pontos internos, que apontam as vulnerabilidades das áreas como: laboratórios, salas de pesquisas, bibliotecas, auditórios, teatros, salas de aulas, quadras poliesportivas, áreas comuns e de acessos, tesouraria,  atendimento ao aluno, enfermaria, lanchonetes, caixas eletrônicos e pontos externos, em relação ao perímetro pontos variáveis, relacionados ao fluxo de entrada/saída e intervalos dos alunos, professores e visitantes, datas comemorativas, festas e feiras, e, por último, analisar os pontos estruturais e físicos, que irão mostrar o que será necessário para aplicar no projeto de segurança, como câmeras, alarmes, sensores, cancelas, controles de acesso, catracas, barreiras perimetrais, muros e portões.

Dependendo da exposição na mídia e poder aquisitivo dos alunos e frequentadores da Instituição, pode ser um chamariz para o mundo do crime, de furtos a sequestros. Neste caso, a falta de procedimentos rígidos, fragilidade nos controles de acesso e pessoas despreparadas para atribuições na área de segurança, podem contribuir para expor a Instituição e criar oportunidades para ações criminosas. Por isso é importante levar em conta tais fatores na hora de escolher uma instituição de ensino instituições de ensino. Se a instituição tem uma cultura de segurança, certamente, seus filhos poderão ter a tranquilidade e focar em um único objetivo, o aprendizado.

Mas além da segurança nas instituições, também é possível aplicar algumas mudanças no dia a dia que acabando refletindo diretamente na segurança dos filhos. Quando falamos em crianças, evitar que elas carreguem celulares ou usem os aparelhos em vias públicas, pode evitar a ação de criminosos. Ensinar a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada, também é uma excelente medida preventiva, assim como orientá-las a evitar contato com pessoas estranhas ou aceitar caronas. A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.

Os pais também podem aplicar a cultura da segurança no seu cotidiano. Tais medidas como observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, evitar mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades, contribuem e muito, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.

Escolher uma escola ou faculdade que priorize a segurança dos alunos e funcionários é importante, mas somar a isso cuidados básicos do dia a dia pode agregar muito ao bem estar e integridade do seu maior bem.

*Niv Yossef é gerente de projetos do GRUPO GR.