Práticas esportivas na escola ampliam horizonte do estudante

Além de desenvolver valores como respeito, disciplina e companheirismo, essas atividades podem auxiliar na melhoria da coordenação motora e do condicionamento físico, de acordo com professor do Colégio Poliedro

Não há dúvidas de que a prática de esportes no período escolar é essencial para a formação integral dos estudantes. As atividades desta matéria, além de serem dinâmicas e divertidas, podem ser favoráveis à saúde e ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, de cooperação e melhor relacionamento entre os estudantes, de acordo com o professor de educação física do Colégio Poliedro, Luiz Francisco Pereira, conhecido como Chicão.

Os atributos desenvolvidos por meio destes exercícios ultrapassam os muros da escola. “Esportes podem desenvolver capacidades físicas, em geral, como coordenação motora, flexibilidade, resistência, fortalecimento muscular, além de aspectos de concentração, foco, liderança, protagonismo, tomada de decisão, em atividades coletivas”, afirma o professor de educação física.

Na aula de educação física, por meio da compreensão do seu papel em um time, por exemplo, o estudante também aprende a trabalhar em equipe, o que será fundamental para outros momentos da vida. O aluno comprometido com o esporte passa a ter disciplina e leva a vida de uma forma mais leve, uma vez que atividades físicas tendem a aliviar a tensão do dia a doa.

Exemplo de que as atividades esportivas são importantes para estudantes das mais diversas séries escolares, recentemente, o Colégio e Curso Poliedro deu início a um projeto de condicionamento físico para os alunos que residem no alojamento da marca educacional, em São José dos Campos (SP), e tem o sonho de ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), reconhecido por seu concorrido e exigente vestibular.

A ação é coordenada pelo professor de educação física, Pedro Henrique Nunes Pereira, e tem o objetivo de melhorar a capacidade dos alunos, visando os testes físicos obrigatórios nos concursos e processos seletivos das principais faculdades de Engenharia do País. A iniciativa contempla aulas de condicionamento físico voltadas para treinamento funcional, coordenação motora, controle de respiração, flexibilidade, resistência e fortalecimento muscular, e tem gerado resultados positivos na percepção dos participantes.

Para estimular os esportes fora das aulas de educação física, o Colégio Poliedro realiza eventos maiores, assim como os Jogos Internos Poliedro (JIP). Estudantes do Ensino Médio disputam quatro grandes modalidades (basquete, handebol, vôlei e futebol), tanto para torneio feminino, quanto masculino. São 11 equipes masculinas e cinco femininas. Os jogos acontecem todas as segundas e quintas-feiras, entre os meses de abril e setembro.

Segundo conclui Chicão, a prática regular e equilibrada de atividades físicas traz melhoramentos para o corpo e a mente e, dentro da grade escolar, estabelece avanços para o aluno em diversos campos.

Sobre o Colégio Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Colégio Poliedro trabalha dia a dia com a missão de formar e transformar jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.

Para enfrentar o desafio de educar, o Colégio tem como proposta de formação a valorização do conhecimento em um ambiente estimulante, onde se destacam a dedicação, a autonomia e a tecnologia.

Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: www.colegiopoliedro.com.br.