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Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores na Bett Brasil

A segunda edição do Prêmio Educador Transformador, realizado em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, anunciou, na tarde desta quarta-feira (24), os projetos vencedores da etapa nacional. Com o propósito de reconhecer projetos transformadores desenvolvidos por professores de todo o país, sete educadores, dos 35 finalistas, foram premiados nas categorias Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; EJA – Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Confira abaixo os projetos vencedores:

Educação Infantil
Flaviana Bárbara de Souza Machado – Silvânia (GO)
Meu Corpo é Tesouro! – Tem como proposta trabalhar junto às crianças, de forma lúdica, o delicado tema da prevenção aos abusos sexuais na infância, bem como de mostrar a importância do cuidado com o próprio corpo. Entre as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto, rodas de conversa e de escuta junto aos menores e um tipo de jogo que foi criado para orientá-los e alertá-los sobre os tipos de toque que não devem permitir em seus corpos.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Luana Alves – Teresópolis (RJ)
Empreendedores da Terra – A prática consistiu em incentivar o empreendedorismo e o sentimento de pertença à comunidade, a partir dos relatos de empreendedores rurais locais, convidados a falar aos estudantes sobre suas trajetórias de vida, como começaram a empreender, os desafios presentes no dia a dia dos negócios, entre outras questões, iniciativa que também contribuiu para valorizar personalidades da própria região.

Ensino Fundamental – Anos Finais
Francisco Celso Leitão Freitas – Brasília (DF)
RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo) – A prática se utilizou de diferentes expressões culturais e artísticas, sobretudo a música (com destaque para o gênero Rap, por seu forte apelo reflexivo e social), para oferecer novas perspectivas de ressocialização para adolescentes que cumprem medida socioeducativa com restrição de liberdade, em uma instituição voltada a essa finalidade no DF.

Ensino Médio
Daniele Andressa Bassanesi – Naviraí (MS)
Tony Bank: Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais – A prática consistiu em aliar conceitos de Educação Financeira ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autonomia, responsabilidade, organização, entre outros. Para isso, foi criado um “banco”, o “Tony Bank”, no qual os estudantes acumulavam pontos de acordo com a sua pontualidade, compromisso com as entregas acadêmicas, entre outros critérios. A cada bimestre, a bonificação acumulada era revertida para a “compra” de itens obtidos junto à comunidade escolar.

Educação Profissional
Leila Cristina Nunes Ribeiro – Macapá (AP)
Mulheres de Fibra – A iniciativa uniu incentivo à Ciência, criação de novas perspectivas de atividade profissional para as alunas do Curso Técnico em Edificações no Instituto Federal do Amapá e sustentabilidade, ao promover o reaproveitamento de fibras que seriam descartadas de forma inadequada na natureza para a composição de materiais cerâmicos, reaproveitados em diversos procedimentos na construção civil.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)
João Luiz Pereira da Costa Ferreira – Feira de Santana (BA)
Pretitude em Foco – Por meio de um ensaio fotográfico produzido e protagonizado pelos próprios alunos, utilizando joias e pedras preciosas em alusão àquelas que foram roubadas do continente africano durante a colonização europeia, o projeto teve como objetivo valorizar o povo negro (a maioria dos estudantes na escola onde a iniciativa foi aplicada declara-se preta ou parda) e promover o seu empoderamento.

Ensino Superior
Fabricio Pelloso Piurcosky – Campo Mourão (PR)
Integrow – Ecossistema de Inovação do Integrado – A iniciativa surgiu a partir da preocupação dos alunos da própria instituição de ensino superior que queriam uma formação que fosse além do “básico” para o exercício da atividade profissional, agregando, por exemplo, habilidade fundamentais como inovação e empreendedorismo. O projeto estabeleceu parcerias com startups e outras instituições, ressaltando a importância das redes para a formação dos estudantes, na chamada “Trilha Empreendedora”.

Ao todo, quase 3.500 projetos foram inscritos na segunda edição do prêmio. Após análise pela banca de jurados da premiação – composta por professores, mestres e doutores em Educação e especialistas da área – foram divulgados os resultados das etapas estadual e regional (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste), da qual saíram os 35 finalistas (sete de cada região do País, um para cada categoria avaliada no prêmio) que chegaram à fase nacional da premiação. Os sete vencedores receberam, além do troféu, um pacote completo com o custeio de todas as despesas para participação em evento de educação (a ser definido) e um notebook.

Todas as informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas pelo site:  www.educadortransformador.com.br

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