Prêmio Professor Transformador 2021 começa a divulgar projetos pré-selecionados a partir de outubro

Objetivo de antecipar a divulgação de projetos pré-selecionados é já iniciar o compartilhamento das práticas de Educação Transformadora e integrar esses professores à Rede de Educadores Transformadores. A oportunidade de participar deste primeiro grupo de pré-selecionados, que serão anunciados no início de outubro, vai até 15 de outubro.

A organização do Prêmio Professor Transformador, promovido em parceria pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2edu com o objetivo de valorizar projetos de Educação Transformadora implementados na Educação Básica, começa a divulgar, a partir de outubro, os primeiros projetos pré-selecionados para a edição de 2021. A iniciativa tem como objetivo colocar em evidência as práticas desenvolvidas por educadores do Ciclo Básico (que compreende os Ensinos Infantil, Fundamental e Médio) em todo o País e estimular a participação de mais professores no Prêmio, que segue com inscrições abertas até 1 de dezembro de 2021.

Os primeiros projetos pré-selecionados no Prêmio Professor Transformador 2021 poderão ser conhecidos no Banco de Práticas do Instituto Significare, um espaço on-line de acesso gratuito (mediante cadastro) que reúne informações detalhadas sobre projetos que se destacam no Prêmio, inclusive os premiados e pré-selecionados na primeira edição. O acesso ao Banco de Práticas e também à página de inscrições se dá a partir do site: https://significare.org.br/premio

De acordo com o Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, a proposta de iniciar a divulgação de projetos pré-selecionados já durante o processo de inscrições para o Prêmio Professor Transformador 2021 vai ao encontro de sua principal finalidade: valorizar o trabalho de educadores que, com criatividade, estão contribuindo para promover uma Educação que seja, sobretudo, transformadora. “O Prêmio Professor Transformador ressalta a importância de profissionais incríveis que estão transformando o nosso país com a mais poderosa arma que uma nação pode ter: a Educação. O Prêmio existe para revelar e espalhar experiências educacionais inspiradoras que estão transformando pessoas e contextos”, afirma.

Para a Diretora de Conteúdo da Bett Educar, Adriana Martinelli, o apoio a iniciativas que colocam em destaque o trabalho do professor, como o Prêmio Professor Transformador, ganha um significado especial no contexto da pandemia e da consequente necessidade de se reinventar para levar adiante a missão de educar. “A pandemia gerou muitas experiências práticas de reinvenção e criatividade por parte dos professores, que com o apoio das tecnologias e novos exercícios didáticos não deixaram de promover engajamento e aproximação junto a seus alunos”, comenta. “Será de grande valia compartilhar essas experiências em um Banco de Práticas que vai revelar, sobretudo, o protagonismo dos educadores enquanto agentes da transformação tão demandada pelo atual mundo contemporâneo”, completa.

Como participar do Prêmio

Podem se inscrever no Prêmio Professor Transformador 2021 educadores que lecionam no Ensino Básico em todo o País, tanto em escolas públicas quanto privadas. Os projetos inscritos podem ter sido desenvolvidos em 2021 ou anos anteriores e devem levar em consideração a aplicação das competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Os educadores podem inscrever seus projetos em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Cada categoria do Prêmio Professor Transformador 2021 terá três finalistas. Os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R﹩ 2.500,00, troféu e a oportunidade de apresentar seus projetos na edição de 2022 da Bett Educar. Já os vencedores em cada categoria serão premiados com R﹩ 7.000,00, troféu, participação na Bett Educar 2022, divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia e o Certificado “Escola que acredita na transformação pela Educação”.

O regulamento completo e outras informações sobre o Prêmio Professor Transformador 2021 podem ser consultados no site: https://significare.org.br/premio Os professores interessados também podem acessar um tutorial que explica o passo a passo do processo de inscrição acessando este link.