Previdência privada: tranquilidade na aposentadoria

Grandes mudanças nas regras de acesso à aposentadoria pública vêm acontecendo com a reforma previdenciária, e isso é algo que vem preocupando os trabalhadores brasileiros. Em um momento de crise econômica e incertezas, a adesão a um plano de previdência privada é algo que pode trazer benefícios tanto para os professores e colaboradores, quanto para a escola.

É claro que a contribuição para o INSS é importante, no entanto, buscar uma alternativa particular pode garantir que você tenha a verdadeira tranquilidade que tanto busca. Oriento isso porque, apesar de a aposentadoria pública ser um direito de todos os brasileiros, não supre as necessidades financeiras de um profissional aposentado, que envolvem gastos com saúde, alimentação, moradia, transporte e lazer, entre outras coisas.

Existem planos de previdência privada que são muito interessantes para os trabalhadores, especialmente porque, na maioria deles, o professor contribui com um valor e a escola também. Essa é uma oportunidade boa, pois  significa que terá um acréscimo importante ao que você já está disposto a poupar para a previdência, avançando mais rapidamente em direção ao seu objetivo.

Por ser uma modalidade oferecida pela empresa, o profissional tem mais segurança e facilidade para acompanhar o crescimento da sua poupança. Além disso, durante todo o período de investimento, não é necessário pagar tributos. Mas a que acredito que seja a maior vantagem de ter uma previdência privada é a garantia de uma poupança hoje para a sua segurança no futuro.

Por isso, oriento que você imagine como deseja a sua vida daqui a alguns anos. Sonhe com a qualidade dos seus dias, em que você poderá ter tranquilidade para descansar ou trabalhar apenas por prazer. Infelizmente, percebo que os professores, profissionais que desempenham um papel social tão importante e trabalham arduamente, pensam pouco em seu futuro. Para mudar isso, é preciso estabelecer a sua aposentadoria sustentável como um sonho a ser conquistado em longo prazo.

Para poupar para esse objetivo, sugiro que você analise a sua situação financeira, tendo em mente que você pode reduzir seus gastos em até 30%. Sugiro que toda a economia conseguida seja destinada para o pagamento de seu plano de previdência privada. Dessa forma, você elimina o consumo supérfluo e desnecessário hoje e garante sua qualidade de vida no futuro.

Do ponto de vista da escola, quando ela oferece um plano de previdência complementar, motiva seus funcionários e aumenta os níveis de produtividade. Digo isso porque todas as ações que visam o bem-estar atual e futuro dos colaboradores são muito eficazes na contratação e retenção de bons profissionais, o que, por sua vez, se torna um diferencial de mercado.

Além disso, as contribuições feitas pela escola podem ser deduzidas do IRPJ (Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas), dependendo do tipo de plano e do valor direcionado. Também não é necessário recolher encargos trabalhistas sobra a contribuição, pois elas não fazem parte do contrato trabalhista.

E então, vamos pensar na aposentadoria?

Reinaldo Domingos, mestre em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira e autor do best-seller Terapia Financeira, do lançamento Mesada não é só dinheiro, e da primeira Coleção Didática de Educação Financeira do Brasil.