Professores têm na formação a distância e na literatura aliados para a alfabetização.

Procurando qualificar a prática dos professores em sala de aula o Projeto TRILHAS (www.portaltrilhas.org.br) do Instituto Natura, desenvolveu um curso gratuito de formação a distância para docentes do ensino da Educação Infantil e do primeiro estágio dos primeiros anos do Ensino Fundamental, que os auxilia na tarefa de alfabetizar os alunos. O curso do TRILHAS sugere atividades e propostas pedagógicas para a inserção dos estudantes no universo da , escrita de forma lúdica e eficaz. Até o momento mais de 32 mil docentes de todo o Brasil, não só da rede pública, estão cadastrados no Portal. Com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação, o curso já impactou mais de 6 mil professores somente este ano.

O Projeto foi desenvolvido na perspectiva de favorecer, desde cedo, o acesso das crianças à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita. Está alinhado com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), no que tange à alfabetização e letramento até oito anos de idade e compartilha das mesmas metas e formas de atuar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).  “O professor que conclui os módulos e responde aos critérios de avaliação do TRILHAS recebe, também gratuitamente, um kit de cadernos de apoio à prática em sala de aula. Cadernos de atividades também são disponibilizados no portal do projeto, como vídeos e jogos livres para download”, diz Maria Slemenson, gerente de projetos responsável pelo TRILHAS no Instituto Natura. A metodologia tem carga de 40 horas e permite ao professor relacionar o material, físico ou online, com a rotina em classe.  “A ideia é orientar com flexibilidade, de acordo com a realidade de cada sala de aula”, diz Maria.

Segundo pesquisa do Instituto Natura, 99% dos professores que já completaram o curso afirmam que o projeto os ajudou a refletir sobre a importância do trabalho de alfabetização a partir de obras literárias e recomendariam o curso a outros educadores. “Continuar aprendendo é essencial para quem ensina. No portal TRILHAS, os professores da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental I podem realizar o curso a distância, assistir a vídeos inspiradores, trocar experiências com outros profissionais e aprimorar conhecimentos”, ressalta Maria Slemenson.

Para saber mais sobre o projeto e as atividades desenvolvidas, acesse: www.portaltrilhas.org.br.

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura foi fundado em 2010, com o intuito de expandir e fortalecer as iniciativas sociais da Natura já existentes desde 1995 voltadas à melhoria da qualidade da educação pública. Desde então, o Instituto contribui para o fortalecimento das pessoas e organizações que participam da educação, com iniciativas para professores, em especial dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, escolas e gestores públicos. Com presença em todos os estados brasileiros e em mais de 80% dos municípios, o Instituto também busca criar condições para os três temas que guiam seus projetos e ações: escola em tempo integral, regime de colaboração e princípios de comunidade de aprendizagem. Mais informações: www.institutonatura.org.br www.facebook.com/InstitutoNatura