Profissões do futuro: Colégios preparam crianças e adolescentes para as mudanças do mercado de trabalho

Como o jovem pode estar melhor preparados para escolher a profissão no futuro? Em um mundo com projeções de profissões cada vez mais desconhecidas, o que ele precisa aprender durante a sua formação? De acordo com o report do Fórum Econômico Global, a previsão é de que 65% das crianças que entram na escola primária provavelmente trabalharão no futuro em uma atividade que ainda não existe. Algumas das atividades mais procuradas hoje nem existiam há cinco ou 10 anos. A escola tem um papel fundamental em habilitar esses alunos que concluem o Ensino Médio e que têm dúvidas na hora de decidir a profissão.

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, conta com uma disciplina, para o 2º ano do Ensino Médio, que auxilia o aluno em seu amadurecimento, para que sua escolha profissional seja feita de maneira mais consciente e eficaz. Segundo a professora de “Orientação Profissional e para o Trabalho”, Patricia Heidrich Prado, a metodologia utilizada em sala de aula favorece a autodescoberta e identifica interesses e habilidades dos estudantes, tornando o processo prazeroso para o jovem que enfrenta essa decisão. “Facilita o momento da escolha do aluno e na elaboração de seu projeto de carreira, para que ele alcance sua realização pessoal e profissional”, diz.

As aulas abrem espaço para informações referentes ao mercado de trabalho, profissões e empreendedorismo.  Alguns conteúdos trabalhados são o autoconhecimento, as influências e a autonomia nas escolhas, as projeções futuras e o presente, gostos, profissões do futuro, criatividade, trabalho em grupo, atitudes empreendedoras, assertividade, entre outros temas ligados ao processo de orientação profissional. “É importante levar o aluno a reconhecer seu grau de preocupação frente a esse dilema, aliviando angústias com relação à escolha. Auxilia na maturidade psicológica para realizar uma escolha acertada, ajudando-os a explorar suas potencialidades” afirma a professora.

O Colégio Mary Ward, instituição localizada no Tatuapé, aposta na orientação estimulando o aluno a buscar a realização pessoal e o bem da sociedade na busca de sua profissão. “A orientação é um momento de identificação de quem o aluno é, quais são seus sonhos, características, o despertar para as diferentes áreas e habilidades. Depois continuamos ao longo dos anos este trabalho, junto com palestras de profissionais e visitas em faculdades. Uma atividade interessante também são as oficinas oferecidas após as palestras, em que os alunos são estimulados a “trabalhar” em uma profissão”, afirma José Antonio Galiane, Coordenador Pedagógico do 9° ano ao Ensino Médio e Orientador Vocacional do Colégio Mary Ward. O Colégio integra a família dos alunos nesta tarefa e promove palestras com os próprios pais dos estudantes. “Além disso, abrimos espaço para que os alunos consigam esclarecer dúvidas e conhecer as características de cada faculdade com os professores para tirar a pressão social da escolha da profissão e universidade”.

No projeto “Conversa com profissionais”, os alunos do Ensino Médio do Colégio Humboldt, instituição bilíngüe e multicultural (português-alemão), participaram no primeiro semestre de palestras sobre a formação universitária, as competências pro­fissionais necessárias e as ofertas de trabalho com profissionais que atuam em diversas áreas do mercado de trabalho.

Até o mês de junho deste ano, os alunos estão tendo oportunidade de assumir um posto no mercado de trabalho, para muitos deles, o primeiro. No “Projeto Trabalho”, que já existe há 17 anos, os alunos poderão vivenciar durante uma semana o cotidiano de empresas para que conheçam a estrutura organizacional e hierárquica, os diversos departamentos, os processos de trabalho e a cultura organizacional, no próprio ambiente profissional. O projeto acontecerá em setembro deste ano e, em 2014, contou com a participação de grandes empresas, como HDI Seguros, Bayer S. A., Clínica Santa Isabella, Communica Brasil, Top Level Viagens e Turismo, Morumby Hotéis, Notas e Notícias Editora, Boyden do Brasil, Henkel, Editora Confiança, Emirates e Samtronic.

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.

Colégio Mary Ward – É uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.

Colégio Humboldt – Fundado em 1916 e mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngüe e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Humboldt Formação Profissional Dual, considerado o maior instituto de ensino profissionalizante no sistema dual alemão existente fora da Alemanha e que já formou mais de 1.600 alunos em seus cursos técnicos