Programas educacionais aproximam os pais da escola de seus filhos em Osasco e Caçapava

No dia 15 de Maio é comemorado o Dia da Família, que chama atenção para a importância do núcleo familiar e da responsabilidade dos pais na formação de filhos. E é dentro deste contexto, com o objetivo de reforçar esse compromisso, que foram criados em Caçapava (interior de São Paulo) e Osasco (grande São Paulo), dois programas das Secretarias Municipais de Educação que vêm aproximando a família da escola.

Daniele Vilela Leite, Orientadora Educacional da empresa Planneta, destaca que “é muito importante que a família acompanhe de perto o dia a dia de seus filhos, buscando interação com a escola, participando ativamente, dando sugestões e opiniões, além de estar a par das atividades escolares, do dever de casa, para que assim caminhem juntos na educação e aprendizado das crianças”.

Pais de alunos da rede municipal de Caçapava, no Vale do Paraíba, têm podido vivenciar essa realidade. Por meio do programa “A Escola Na Minha Casa”, que propõe uma visitação às famílias dos alunos do Infantil III, pais e escola têm trabalhado juntos para a evolução da vida escolar das crianças. Com as visitas, se fortalece o comprometimento da família e dos professores no apoio ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Familiares mais envolvidos na educação de seus filhos, alunos e professores ainda mais integrados, maior estímulo para estudar na escola e em casa, melhores resultados nas avaliações educacionais são os principais benefícios do programa.

“Devido à correria do dia a dia, nem sempre os pais têm tempo de acompanhar a vida escolar de seus filhos, participar das reuniões na escola e conversar com professores. Isso é um dos fatores que colaboram com a evasão escolar e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. O programa A Escola na Minha Casa está minimizando esse distanciamento entre a família e a escola e mobilizando os pais”, afirma Alan Sampaio, assistente do programa em Caçapava.

E os pais aprovam essas visitas. Alguns, inclusive, se sentem mais à vontade para opinar e tirar dúvidas, já que estão na própria casa e não junto a outros pais na escola. “Achei a visita proveitosa, com um material muito bom que possui instruções e dicas. Espero que possamos formar uma grande parceria entre família e escola. Estamos bem empolgados com essa iniciativa”, comenta Ana Cristina A. Lopes Shimada, mãe do aluno Arthur Seiji Lopes Shimada, da EMEI Joaquim Raphael de Araújo Filho.

Problemas com indisciplina e dificuldades de aprendizagem poderiam ser amenizados se escola e família pudessem trabalhar juntas. E é com base nesse novo formato de aproximação família x escola que em Osasco o programa “Acompanhamento Educacional” é composto por visitas às famílias dos alunos, realizadas por agentes educacionais, com o objetivo de fortalecer esse vínculo.

“Durante as visitas, os agentes educacionais tem a oportunidade de conhecer a realidade vivida por cada aluno, o que  ajudará os professores a ter uma nova visão do contexto familiar de cada criança”, explica Juliana Autran coordenadora do programa em Osasco.

“Temos investido muito para elevarmos ainda mais a qualidade da educação de Osasco. Novas escolas, reformas, mas sabemos que a qualidade da educação não se dá apenas por meio destas iniciativas. É preciso que as famílias estejam integradas ao processo escolar, acompanhando, dialogando, participando. O Projeto entende que os familiares têm muito a contribuir no bom aprendizado dos alunos. Essas visitas têm rendido uma aproximação importante, que vem gerando ótimos resultados”, afirma Régia Maria Gouveia Sarmento, Secretária de Educação de Osasco.

Por meio dos programas desenvolvidos pela empresa Planneta junto à Secretaria de Educação de Caçapava e Osasco, cada família tem a valiosa chance de se aproximar mais da escola e entender o cotidiano escolar de seus filhos, ajudando os professores a identificar possíveis pontos que precisam ser melhorados nas crianças. Além disso, quando a criança percebe sua família interessada em sua vida escolar, sente-se mais segura e, consequentemente, passa a apresentar um desenvolvimento mais satisfatório. Família e escola juntas formam alunos e cidadãos melhores.