Guia para Gestores de Escolas

Projeto “Cartas de além-mar” promove troca de cartas entre alunos brasileiros, portugueses e angolanos

Com o objetivo de discutir as diferenças entre o português brasileiro e o português europeu por meio de troca de cartas manuscritas entre estudantes, o Colégio Humboldt promove o projeto “Cartas de além-mar”, desenvolvido pela professora Carolina Yokota e pelo professor Ademir Alves para alunos do 10º ano. Em 2015, os estudantes do 7º ano trocaram correspondências com uma escola de Lisboa e, agora, os alunos do 10º terão a oportunidade de se comunicarem com uma instituição de Luanda, na Angola. O conteúdo das cartas estará voltado à reflexão sobre a língua, além aspectos sociais e culturais de cada país.

“Essa troca de correspondências produzirá um material muito rico para ser trabalhado em sala, tanto no que diz respeito ao aspecto linguístico (diferenças, validade do Acordo Ortográfico, etc) até aspectos culturais (a língua é expressão da cultura de um povo)”, conta Carolina.

Os alunos serão bastante orientados e preparados para a produção destas cartas. “Revisaremos o gênero textual carta, leremos textos sobre o Português brasileiro e europeu, e faremos várias discussões”, ressalta a professora. A partir disso, os alunos produzirão as cartas à mão, que depois serão revisadas e enviadas à instituição fora do País.

O envio das cartas será realizado pelo correio para mostrar aos estudantes como funcionava a comunicação no passado. “Assim os alunos aprendem a trabalhar também o imediatismo com o qual estão bastante acostumados”, finaliza Carolina. Outras escolas do exterior devem participar do projeto até o final do ano.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt, que este ano comemora 100 anos, está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a 1.200 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição – referência quando o assunto é ensino de qualidade – oferece ensino bilíngüe e multicultural (português/alemão) e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com a Humboldt Formação Profissional Dual, cursos técnicos e tecnológicos em gestão pós ensino médio.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!