Projeto incentiva a troca de cartas entre crianças de diferentes estados brasileiros

Em um momento em que o uso da tecnologia é cada vez mais constante, a iniciativa Cartas pelo Brasil, do Sistema de Ensino Poliedro, busca o resgate da comunicação escrita entre estudantes de todo o país

“Querido amigo. Como você vai? Meu nome é Elisa, tenho sete anos, e moro na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. Estudo no 1º ano. O que eu mais gosto na minha escola é da aula de Ciências. Estou muito feliz por escrever essa carta. Espero que goste! Com carinho, Elisa.”

A carta da menina foi elaborada no ano passado e destinada a uma criança de idade semelhante de outro estado brasileiro, que a aguardava com ansiedade. Ambas participaram do projeto Cartas pelo Brasil, que tem como foco primordial o incentivo à comunicação escrita.

Cartas pelo Brasil é parte do projeto Poliedro Infância, criado em 2014 pelo departamento pedagógico do Sistema de Ensino Poliedro (SEP), visando ajudar no aprendizado e no desenvolvimento dos alunos. Seis escolas da Educação Infantil e 21 escolas do Ensino Fundamental I em todo o País aderiram à iniciativa nesse primeiro ano, possibilitando a troca de cartas e a interação entre cerca de 3,3 mil crianças.

Neste ano, a expectativa sobre a participação de instituições de ensino no Cartas pelo Brasil é ainda maior. Crianças de escolas de diferentes regiões do País relatam em cartas suas brincadeiras preferidas, costumes regionais, coisas de que mais gostam, datas festivas, enfim, aspectos variados de suas vidas.

A carta é um dos 57 gêneros textuais trabalhados pelas coleções do SEP. “Uma coisa é as crianças verem em jornais ou na televisão como é a vida em outras regiões do Brasil. Outra é a possibilidade de esse conhecimento ser disseminado por meio de mensagens de estudantes da mesma idade, o que gera interesse, expectativas e, até mesmo, um significado emocional entre eles”, afirma Loise Rizzieri, consultora pedagógica do SEP e coordenadora do Cartas pelo Brasil.

Crianças que estão em fase inicial da alfabetização também podem participar com a ajuda de pais e professores e por meio de desenhos que ilustrem os temas escolhidos pelas escolas para a troca. “A carta é um instrumento que ajuda os estudantes a desenvolverem a escrita”, ressalta Loise.

O projeto prevê ainda a interação entre os professores das Unidades Parceiras (UPs) do Sistema de Ensino Poliedro, a celebração da chegada das cartas e a criação de uma coletânea das mensagens recebidas em um livro virtual. As inscrições começaram em março e vão até o dia 10 de abril. Após confirmarem a participação, as escolas têm até a data de 30 de outubro para concluir a troca de cartas.

Sobre o Poliedro Infância

O Poliedro Infância foi criado em 2014 junto com o lançamento das Coleções Gressus e Phases, do Sistema de Ensino Poliedro, respectivamente para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Além do Cartas pelo Brasil, o SEP promove também outras ações e eventos que estimulam a criatividade e a interação entre os estudantes ao longo do ano, como o Mensagens de Férias (no retorno das férias escolares, as crianças reúnem e mostram para os colegas itens como fotografias e objetos que representam os passeios realizados no período) e, em outubro, a Semana da Criança, quando estudantes desenvolvem diversas atividades ligadas ao tema da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).