Quem cuida dos diretores e coordenadores das escolas?

A saúde mental foi comprometida pelas consequências da pandemia e do período para a retomada da normalidade. O estresse financeiro, o distanciamento social e a sobrecarga de trabalho em ambientes de home office afetaram a psique das pessoas, causando ansiedade e doenças psicossomáticas.

Os líderes das instituições de ensino tomaram várias atitudes para minimizar esta situação e garantir a retomada do equilíbrio emocional e bem-estar de todos os envolvidos no ecossistema escolar.

Contratação de sistemas didáticos focados nas questões socioemocionais, apoio psicológico para pais, alunos e colaboradores, preocupação com o ambiente, com a comunicação e acolhimento às famílias foram algumas das iniciativas instituídas pelos diretores das escolas.

Neste ambiente, atento à saúde física e mental, os professores são responsáveis pelos alunos; os coordenadores e supervisores e demais líderes setoriais são responsáveis pelos alunos, familiares, corpo docente e determinados colaboradores; e os diretores e mantenedores são responsáveis por todos. E quem cuida dos mantenedores e diretores?

Além de Deus, para quem é adepto a alguma religião, pouca ou nenhuma atenção é direcionada à saúde mental dos líderes de qualquer empresa. Vale lembrar que, mesmo estando no topo da hierarquia, também são seres humanos e padecem das mesmas necessidades. Portanto, quanto maior o cargo, menor é a disponibilidade de apoio.

A saúde mental dos líderes é crucial para o sucesso da instituição. O cotidiano de um mantenedor, diretor e coordenador é estressante, pois demanda muita energia mental para se inter-relacionar com grupos de pessoas tão heterogêneas, responsabilidade com o presente e futuro, o bem mais importante do mundo, os filhos dos outros, a necessidade de propiciar uma educação a contento, pagar as contas e alcançar as metas necessárias para o crescimento da empresa.

O primeiro passo para se precaver dos males que esta situação pode propiciar é prestar atenção em si. Esses desafios podem levar a problemas de saúde, como ansiedade, depressão e esgotamento. E se complica ainda mais, pois raramente as pessoas nesta posição se permitem pegar um atestado para se recuperar. Aparentemente, os líderes possuem uma dose extra de anticorpos.

É necessário que os líderes estejam conscientes desses riscos e tomem medidas para proteger sua saúde, como buscar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, prática regular de atividades físicas, sono saudável e nutrição adequada. Além disso, é crucial que busquem suporte profissional se precisarem, seja por meio de terapia ou outros recursos.

A saúde psicológica dos líderes afeta diretamente sua capacidade de tomar decisões, lidar com desafios e conduzir as equipes de maneira eficaz. Não é possível que uma empresa tenha sucesso se os seus líderes não estejam bem.

Uma escola organizada, saudável financeiramente, com menos reclamações e colaboradores produtivos, responsáveis e motivados, reduz os riscos de ansiedade e estresse, e propicia um ambiente onde os líderes possam exercer o seu papel primordial: fazer a escola e todos que a compõem crescer de forma sustentável.

Para que isso ocorra em uma empresa com o porte e as características peculiares como uma escola, não são necessárias estratégias mirabolantes e técnicas advindas de grandes corporações e modernas startups.

Logicamente, a inovação e o aprendizado, além de conhecer outras formas de gestão, são importantes. Mas, o que realmente irá fazer com que a escola alcance os seus objetivos é focar nas premissas básicas de organização, análise de dados, gestão e capacitação. Focalize as suas energias no que é importante. O restante delegue ou postergue até que a prioridade seja resolvida.