Redes Sociais – a sua escola sabe usar?
Colunas e Opiniões
Atualmente mais de 50% da população brasileira utiliza a internet para variados fins. A idade desses “navegantes” também é cada vez menor. Estima-se que crianças em fase de alfabetização já dominam grande parte das tecnologias e, ainda, participam ativamente de grupos e sites de relacionamento, mesmo com indicação para a maioridade. Esses dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ao qual afirma, também, que o acesso se dá por diferentes plataformas que vão do celular, tablet, notebook à Smart TVs. No estudo, o sinal pode ser oriundo de planos particulares de minutos ou sistemas de Wi-fi públicos ou compartilhados. Isso significa que, em números, cerca de 92 milhões de pessoas que acessam a internet possuem uma conta/perfil no Facebook, com acesso diário e mensal.
E já faz muito tempo que a página do Facebook deixou de ser algo pessoal e incorporou um perfil mais profissional, usada para informar, comprar, vender, consultar e até reclamar sobre produtos e serviços. Ao mesmo tempo em que agrega oportunidades, também, pode promover crises de imagem. E, para quaisquer situações, é necessário saber gerenciar as potencialidades – positivas e negativas – de um público que pode amar ou odiar o que vê na rede. Recentemente visualizei em uma das páginas que administro uma avaliação negativa de uma pessoa supostamente anônima, ao qual levantou falsos testemunhos e relatos sobre uma escola que possui classificações máximas sobre seu conceito e qualidade de ensino. Ao analisar e pesquisar sobre a reclamação percebi que se tratava de um perfil falso e de uma pessoa que não tinha vínculos nenhum com a empresa em questão. Após as devidas providencias legais, diversas mães e pais se manifestaram positivamente em defesa da escola, resultando no constrangimento do autor “anônimo”, que retirou a mensagem depois. A escola teve, em contrapartida, uma ação pública e gratuita de manifestações positivas sobre o seu trabalho e sua imagem, que foi reforçada e colocada em alta pelos seus consumidores.
Para este caso, tivemos um final feliz. Porém, existem muitas outras ocorrências em que um discurso negativo ou mal intencionado pode levar uma empresa para caminhos complicados e difíceis de contornar. Uma vez publicado na rede – seja em comentário ou avaliação –, o conteúdo pode ser compartilhado por outras pessoas e viralizar, mesmo quando sem fundamento. O imediatismo da internet, hoje, não permite a checagem dos fatos com antecedência e os usuários agem como “robôs”, acreditando e replicando os “boatos” desconsiderando os estragos que isso pode causar. Para evitar problemas, sempre enfatizo que é necessário manter cuidados básicos para evitar problemas. Veja abaixo alguns deles:
– Ao criar uma página/perfil profissional da sua empresa, procure monitorá-la constantemente. Utilize as ferramentas disponíveis de alerta para ser informado a cada nova ação dos usuários.
– Tome cuidado com as postagens. É preciso avaliar a relevância do conteúdo e sua funcionalidade sobre possíveis campanhas de marketing viral.
– Tenha alguém especializado e responsável para administrar sua página/perfil. Não é indicado deixar nas mãos de pessoas sem preparo (especialmente adolescentes) ou mínimo de discernimento sobre escrita, conteúdo e atendimento ao público. Lembre-se que a página é, para os usuários, um tipo de site que oferece informações sobre a sua empresa. Todo cuidado é pouco.
– O mercado é competitivo e a concorrência não deseja o sucesso alheio. Algumas pessoas podem tentar manchar a história já conquistada com falsas informações ou acusações sem fundamentos. Saiba entender e lidar da melhor maneira possível para evitar mais problemas. E quando ocorrer algo verdadeiro, seja uma reclamação ou crítica, saber gerenciar a crise é outro ponto fundamental.
– Por fim, lembre-se que você está dividindo espaço com outras 2,1 milhões de empresas que anunciam seus produtos e serviços na plataforma para impulsionar seus resultados de negócios. Saber usar isso ao seu favor, certamente, irá gerar resultados positivos. Se você quer mais dicas, é só enviar suas perguntas que eu respondo pelo e-mail: [email protected]
Carina Gonçalves
É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. Conheça mais: www.jcgcomunicacao.com / 11-4113-6820 – [email protected]