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Guia para Gestores de Escolas

Reforma do Ensino Médio: Como se adequar?

Confira as principais mudanças propostas pelo Ministério da Educação e as considerações do Sistema de Ensino Poliedro sobre as alterações, fundamentais para a qualidade da educação no País

As novas diretrizes propostas pelo Ministério da Educação com a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representam verdadeiros desafios aos professores e gestores de escolas em todo o País. Os dois documentos normativos estão interligados e serão norteadores de mudanças fundamentais para avanços e melhorias na Educação Básica.

A grande alteração, de acordo com Fernando da Espiritu Santo Filho, gerente de Inteligência Educacional do  Sistema de Ensino Poliedro, é a possibilidade de disciplinas optativas para a parte dos Itinerários Formativos, correspondentes a 40% do currículo mínimo de cada escola. “Desta forma, as escolas terão 60% do tempo destinado a conteúdos comuns, que atendam à BNCC e, para o restante da carga horária de aulas, os estudantes poderão escolher entre disciplinas de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais, Matemática e Ensino Profissional”, ressalta.

Segundo ele, a oferta de disciplinas optativas é umas das possibilidades oferecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “A própria lei permite inferir que cada escola privada possa optar por um currículo único, como se fosse um único itinerário associado ao conteúdo mínimo prescrito pela Base. Essa opção é válida para instituições que, além da formação ampla e cidadã de seus alunos, se preocupam com a preparação deles para os vestibulares mais tradicionais”, afirma.

As diretrizes do Novo Ensino Médio também apresentam novas orientações para os vestibulares de acesso ao Ensino Superior e devem considerar as competências e habilidades descritas BNCC. “Essa questão será uma grande queda de braço, uma vez que a BNCC não é um consenso no meio educacional”, indica Filho.

Outra novidade é a possibilidade do estudante de uma escola cursar disciplinas em outra instituição de ensino, o que ainda depende de muitas regulamentações e pareceres antes de ser uma prática efetiva, de acordo com o especialista.

O gerente do Sistema de Ensino Poliedro ressalta ainda que uma das exigências da Reforma do Ensino Médio é a carga horária mínima de 1000 horas anuais, o que representa quase uma letra morta para o ensino privado, uma vez que a maioria das instituições já oferece uma carga horária superior.

Preparação das escolas para o Novo Ensino Médio

A reforma depende ainda da aprovação da BNCC do Ensino Médio. Para tanto, ainda serão realizadas consultas públicas. Após a aprovação e homologação pelo Ministério da Educação, há um prazo de até dois anos para efetivação das diretrizes em sala de aula.

“Nessa toada, correndo tudo bem com a aprovação da Base, as escolas possuirão, no mínimo, dois anos para se prepararem para o novo Ensino Médio ou optarem por adotarem o itinerário integrado, o que seria equivalente a continuarem como estão. É importante ressaltar que cada escola deverá decidir qual caminho seguir, sem perder de vista as demandas educacionais da sua região, considerando a tendência de opção das outras escolas próximas”.

Com a introdução dos itinerários formativos a escola poderá oferecer aos alunos competências e habilidades de acordo com as necessidades futuras do aluno, fazendo com que o Ensino Médio já prepare para o mercado de trabalho e, até mesmo, para o curso universitário. Um aluno que deseja cursar Matemática, por exemplo, não precisa se aprofundar em História. A Base permite que a escola ofereça um caminho para que ele tenha foco nos conteúdos específicos de Matemática.

“É oportuno destacar que a BNCC representa um verdadeiro desafio para os professores do Ensino Médio, que deverão digerir as novas habilidades propostas pelo documento em discussão e adequá-las às suas respectivas realidades escolares”, conclui Filho.

Principais mudanças nas diretrizes

Carga Horária Passa a ter exigência mínima de 1000 horas anuais.
Possibilidade de disciplinas optativas Oferta de disciplinas optativas aos Itinerários Formativos, correspondentes a 40% do currículo mínimo de cada escola.
Composição do itinerário formativo integrado Cada escola privada pode optar por um currículo único, como se fosse um único itinerário associado ao conteúdo mínimo prescrito pela Base.
Introdução em itinerários formativos A BNCC prevê as competências e habilidades obrigatórias do Ensino Médio para cada itinerário e todos deverão ser ensinados. A única obrigatoriedade é que o aluno curse nos três anos Matemática e Língua Portuguesa.
Novas orientações para os vestibulares de acesso ao Ensino Superior Os vestibulares devem considerar as competências e habilidades descritas na BNCC.
Possibilidade do estudante de uma escola cursar algumas disciplinas em outras escolas A novidade depende de regulamentações e pareceres antes de ser uma prática efetiva.
Profissionais e especialistas de notório saber podem dar aulas Só é válido para áreas que não possuem habilitação específica, portanto, os profissionais licenciados não serão substituídos.
Direcionamento de verbas públicas para instituições privadas Os artigos finais da lei criam possibilidades de um estudante da rede pública cursar disciplinas fora da rede, com a consequente segmentação da verba entre as partes.
Prazo para adequação Após a aprovação da BNCC, as escolas possuirão, no mínimo, dois anos para se prepararem para o Novo Ensino Médio.

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o País. Originalmente adotado nos cursos Pré-vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os Ensinos Médio, Fundamental I e II e Educação Infantil, abrangendo toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 300 escolas parceiras em 201 cidades e 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.

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