Saiba como as edtechs estão revolucionando o setor educacional

Cada vez mais surgem empresas que utilizam a tecnologia para auxiliar as escolas e ajudar na aprendizagem dos alunos.

O uso da tecnologia no ambiente escolar já é uma realidade em grande parte das instituições de ensino. Robótica e programação, Inteligência Artificial (AI), Internet das Coisas (IoT) já são temas abordados em muitas escolas. Mas como as instituições estão preparando os alunos para viverem nesse mundo de mudanças e de grandes avanços tecnológicos?

O ensino tradicional, embora muito respeitado e ainda funcione, precisa ser adaptado a realidade em que os  alunos se encontram, onde a comunicação é mais digital, o acesso à informação é rápido e o imediatismo é constante.

“O mundo hoje é digital, por isso, ano após ano, a gente tenta melhorar esse aspecto em nossa rotina. As nossas crianças, desde o infantil 1, já têm aulas com tablet porque elas são nativas digitais, já nasceram touch screen e já tem essa convivência desde cedo”, explica Lilia Prisco, diretora do colégio Farias Brito (CE).

Nesse cenário, utilizar a tecnologia focada na aprendizagem dos alunos é a chave para surgirem soluções inovadoras capazes de revolucionar a educação.

O que são as edtechs?

Em linhas gerais, edtechs (Education + Technology) são empresas inovadoras focadas em melhorar a educação por meio da tecnologia. Seja com aplicativos escolares, novas plataformas, cursos onlines, realidade virtual, gamificação, entre outras ferramentas. São muitas as empresas atuando nessa área de startups, entre elas há gigantes como o Google.

No meio de tantas opções, algumas empresas vêm se destacando no mercado com soluções que impactam de forma positiva a educação, proporcionando um ensino mais dinâmico, atraente e interativo.

Uma delas é a Agenda Edu, a solução de comunicação escolar presente em mais de 1.350 escolas em todo Brasil que ajuda diariamente quase 1 milhão de usuários a se comunicarem melhor, além de melhorar o engajamento dos responsáveis na rotina escolar dos alunos.

“No dia a dia da escola, a agilidade e a rapidez na comunicação nos deixa mais próximos dos pais. A agenda física não estava mais sendo eficaz. Chegamos a utilizar WhatsApp e outras ferramentas, mas não tinha uma garantia de qualidade e de entrega. A Agenda Edu veio somar na nossa comunicação. Não adiantava a escola ser toda tecnológica e o principal, que é a comunicação, ficar com papel. Foi um grande salto de qualidade”, argumenta Fellipe Gustavo, coordenador pedagógico da escola Única Master (RN).

Aproximando famílias e escolas

Engajar famílias no ambiente escolar é um desafio cada vez maior, as escolas estão preocupadas e buscando sempre soluções inovadoras, fáceis e seguras para ajudar nesse ponto.

Um das principais missões da Agenda Edu é engajar todos os atores (alunos, família, equipe pedagógica) na jornada educacional, fazendo com que os responsáveis participem, cada vez mais, da rotina escolar.

“Entendemos que a tecnologia é forte aliada no desenvolvimento, não tem como pensar no futuro sem tecnologia. Entendemos e acreditamos que a Agenda Edu iria otimizar nosso tempo, melhorar nosso trabalho e facilitar a vida das famílias no acompanhamento da rotina dos alunos”, explica Camila Vale, coordenadora da Bambino Escola Bilíngue (RN).

“O colégio Moreira Xavier identificou que implantar um aplicativo de agenda digital seria essencial para priorizar uma comunicação real e fidedigna, garantindo, assim, uma maior participação de todos os atores nos assuntos escolares”, complementa Ricardo Menezes, responsável pela área de TI do colégio Moreira Xavier (CE).

Aqui na Agenda Edu, queremos ser mais do que uma plataforma de comunicação, queremos ser facilitadores e ajudar no processo de engajamento de todos os atores envolvidos na rotina escolar.

Todos têm muito a ganhar

Podemos perceber que nesse mercado todos saem ganhando.

As edtechs ampliam as possibilidades do ensino, por meio do uso da tecnologia. As escolas passam a acompanhar a evolução do mundo. Os responsáveis participam ativamente da rotina escolar dos alunos e, consequentemente, os alunos se desenvolvem melhor em sala de aula com um aprendizado mais dinâmico.

Sabemos que a tecnologia sozinha não vai mudar a educação, mas quando utilizada com foco, propósito e bem implementada, ela se transforma em uma forte aliada dessa revolução. Vamos juntos nessa jornada?