Saiba como criar um filho não materialista
Educação e Cidadania
Psicóloga explica que os três primeiros anos de vida do bebê são cruciais para a formação de valores e hábitos culturais
Em uma sociedade regrada pelo consumo, é preciso orientar as crianças sobre os valores que realmente importam. De acordo com a psicóloga, psicanalista e fundadora do Primetime Child Development, Christine Bruder, esta orientação deve existir desde cedo, pois os três primeiros anos de vida da criança são cruciais para a formação de hábitos e para a transmissão de valores culturais.
“No início da vida, as experiências vividas assumem grande importância como conhecer lugares, pessoas, explorar sabores, cheiros, brincar em segurança e livremente, por exemplo”, conta Christine. Segundo ela, os pais devem valorizar esta vivência e para que a criança sinta a importância disso. “É desejável que ela brinque muito e interaja com as pessoas ao invés de ser entretida pela tv. Seu contato com a ‘tela’ deve ser bem restrito”, afirma.
Nesses primeiros anos, as experiências vividas e o relacionamento interpessoal formarão o conhecimento que a criança tem sobre o mundo e os valores de sua cultura. A influência mais poderosa na passagem de valores são os pais, pois as crianças aprendem no convívio com a família. Sendo assim, eles podem contribuir sendo um bom exemplo de não consumismo e sim de valores humanos como compaixão, consideração com os sentimentos e necessidades dos outros. “Assim, a criança terá uma base construída fora dos valores materiais, diminuindo as chances de se tornar muito materialista”, finaliza.
Mais informações sobre o Primetime podem ser obtidas em http://www.primetimecd.com.br/.
Sobre o Primetime Child Development
É um Centro de Desenvolvimento para bebês de 0 a 3 anos, estruturado a partir de um conceito inovador, onde a individualidade de cada criança é respeitada e potencializada pela equipe, trazendo segurança e confiança e valorizando o vínculo com sua família, justamente no período mais importante de sua formação estrutural. Desenvolvido por Christine Bruder, psicóloga, psicanalista e especialista em desenvolvimento infantil, o Primetime foi fundado em 2007, com base na psicanálise de Winnicott, que privilegia a relação mãe-bebê e as necessidades emocionais de ambos; e no conceito de Teaching for Understanding, da Faculdade de Educação de Harvard, que permite oferecer atividades específicas que desenvolvem o raciocínio, a resolução de problemas e o relacionamento interpessoal. O Primetime Child Development recebeu prêmios internacionais pela ergonomia, segurança e conforto de suas instalações. Seu currículo bilíngue (inglês/português) permite ainda que as crianças ingressem em escolas internacionais ou brasileiras.