Saiba quais os benefícios de participar de competições científicas

Seja de matemática, química, astronomia, física, biologia ou quaisquer outras áreas, olimpíadas que testam o conhecimento de estudantes podem abrir um amplo leque de oportunidades, de acordo com o Poliedro

Muito além de testar o que foi aprendido na escola, desafiar outros estudantes e ir em busca de conquistar medalhas e premiações, olimpíadas do conhecimento podem abrir um universo de oportunidades aos competidores. Para jovens estudantes, a participação em olimpíadas significa um incentivo ao estudo e a descoberta de campos da ciência e tecnologia, podendo influenciar, inclusive, na escolha da sua trajetória profissional.

Por isso, marcas educacionais que prezam por um ensino de excelência, assim como o Curso e Colégio Poliedro, buscam incentivar e preparar os estudantes para se desafiarem nestas competições. E os resultados têm sido significativos. Ao longo de 2017, os alunos do Poliedro obtiveram 397 premiações em olimpíadas, sendo elas 54 medalhas de ouro, 177 de prata, 138 de bronze e 28 menções honrosas. “O saldo de medalhas representa um crescimento de 52,1% em comparação com o ano anterior. Acreditamos que a tendência é de aumento na conquista anual, uma vez que o Poliedro tem por característica estimular a participação dos alunos e orientá-los para tais eventos”, afirma o coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro, Thiago Cardoso da Costa.

Segundo o coordenador, as competições científicas são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades importantes dos alunos, possibilitando um crescimento pessoal e acadêmico representativo. A seguir, confira alguns dos motivos importantes para participar de olimpíadas:

1. Desenvolvimento de capacidade de enfrentar desafios Participar de disputas e desafios é algo estimulante, assim como aquele game em que insistimos diversas vezes até conseguir passar para a próxima fase. Em olimpíadas, a superação de desafios e obstáculos está atrelada a capacidade de competir com pessoas com tantas aptidões quanto você. Desta forma, quanto mais participar dessas competições, mais você irá desenvolver a criatividade e se sentirá estimulado e com menor pressão diante de novos desafios.
  1. Ampliar o conhecimento e desenvolver o raciocínio Olimpíadas representam uma forma de extrapolar os muros da sala de aula para testar o seu grau de conhecimento diante de outras pessoas, que gostam tanto de determinada matéria quanto você. Ao estudar para a competição, o participante busca outras fontes de informação, muito além dos livros didáticos e dos conteúdos aprendidos na escola, assim como a internet e livros paradidáticos, o que o possibilita abrir novos horizontes de estudos.
  1. Conhecer novas possibilidades Com a troca de informações e de experiências entre os participantes, novas possibilidades e ideias para a trajetória profissional a ser seguida podem surgir como uma lâmpada acesa para o estudante. A depender da olimpíada também é possível conhecer professores das principais universidades do País e do exterior, destaques em competições internacionais.
  1. Acrescentar experiências no currículo Ter um currículo repleto de conquistas desde cedo pode ser ponto positivo para o estudante e o reconhecimento em olimpíadas pode representar um diferencial importante no futuro. Algumas faculdades reconhecem essa ação como um grande atributo. Além disso, algumas escolas concedem bolsas de estudos parciais ou integrais para alunos com destaque.
  1. Estudar para o vestibular Ao participar destas competições você inevitavelmente estará se preparando para um vestibular ou para uma prova escolar, pois elas possuem nível semelhante, quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros.
  1. Incentivo a Ciência Conquistar um lugar no pódio não deve ser o único e nem o principal objetivo dos competidores. Afinal, tais desafios despertam o interesse por disciplinas. Conhecer novos assuntos e ter a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo acadêmico de excelência é um grande benefício.