fbpx
Guia para Gestores de Escolas


  • Likes
  • Followers
  • Followers
  • Subscribers
  • Followers

+55 (11) 99642-0957| +55 (11) 96849-1739

  • Home
  • Quem Somos
  • Contato

Revista Direcional Escolas Revista Direcional Escolas - Guia para Gestores de Escolas

SUPERBANNER BETT
Anuncie na Direcional Escolas
  • Edição Impressa
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
  • Guia de Fornecedores
    • Início
    • Acessórios e Equipamentos
    • Construção e Reforma
    • Esporte e Lazer
    • Festas e Eventos
    • Mobiliário
    • Playground e Brinquedos
    • Passeios e Estudos Pedagógicos
    • Serviços
    • Segurança
    • Tecnologia
  • Gestão Escolar
    • Marketing
    • Educação e Cidadania
    • Inovação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
  • Colunas e Opiniões
    • Colunistas
    • Entrevistas
  • Eventos
  • Vídeos
  • Receba a Revista
  • Anuncie na Revista
    • Depoimentos
    • Mídia Kit
    • Quero Anunciar
  • Informativos
Revista Direcional Escolas
SUPERBANNER EDUCAMA MOBILE

Saiba tudo sobre o rotavírus

Em 18 ago, 2016
Administração Escolar

Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

O Rotavírus é uma das principais causas de diarreia grave em bebês (lactantes), crianças e jovens. Conhecido também como gastroenterite, possui sete tipos diferentes, sendo apenas três possíveis de infectar o ser humano. Temido pelos pais, é uma das enfermidades que requerem, de fato, cuidados especiais e imediatos, principalmente por ser de fácil contagio e provoca desidratação rápida.

Conteúdo Comunidade Direcional Escolas

Embora todos nós (adultos) estamos suscetíveis ao contágio deste vírus – que geralmente não provoca muitos danos à saúde –, é com os pequenos que os episódios podem ocorrer com mais frequência e ao qual devemos ter mais atenção. O quadro mais grave pode acontecer até os dois anos de idade da criança. Até os cinco é possível que ela vivencie pelo menos uma ou duas vezes a infecção. Em casos mais severos, uma em cada 300 infectados pelo Rotavírus, pode acontecer complicações sérias e levar o paciente ao óbito.

Felizmente, no Brasil, a vacina contra o Rotavírus é aplicada desde 2006 e está disponível no calendário do Programa Nacional de Imunizações, distribuídas gratuitamente nos postos de saúde, o que contribuiu e muito para a minimização dos casos infecciosos em todas as regiões.

Existem dois tipos de apresentação da vacina: a monovalente, que deve ser administrada por via oral em duas doses (aos dois e quatro meses) e a pentavalente, em três doses (aos dois, quatro e seis meses). O intervalo mínimo entre uma dose e outra é de 30 dias. A partir de 2014, a aplicação da primeira dose da vacina monovalente foi estendida para até os três meses e 15 dias da criança, e a segunda até os sete meses e 29 dias de vida do bebê.

Entenda o que é o Rotavírus:

É uma bactéria transmitida por via fecal-oral, também, pelo contato direto entre as pessoas, uso em comum de acessórios e utensílios pessoais (colheres, copos, etc., brinquedos (falta de higiene e limpeza – lembrem-se que as crianças lambem e levam a boca tudo o que podem), alimentos e água contaminada, além de falta de saneamento básico.

Como é transmitida:

 Em crianças, acontece especialmente pela falta de higiene das mãos, utensílios e brinquedos. O vírus fica encubado por cerca de dois dias e os primeiros sintomas começam a dar sinais.

Quais são os sintomas:

  • Vômitos – seguido de desinteresse em comer e beber água
  • Diarreia aguda, geralmente aquosa, com cheiro forte e ruim, sem sinais de muco e ou sangue
  • Mal-estar e Febre
  • Dores no corpo e náusea
  • Em alguns episódios pode ocorre tosse e coriza
  • Duram em média entre três a oito dias e tendem a sumir
  • Em casos severos, desidratação – considerados mais graves e que precisam de cuidados imediatos

Há ocorrências em que a infecção não apresenta sinais e passa desapercebida – principalmente em adultos. Também, nos quadros moderados, dura alguns dias e regride.

Como se dá o Diagnóstico

Geralmente o médico (a) solicita um exame de laboratório – principalmente nos primeiros dias após o início da infecção – para comprovar a existência o vírus nas fezes do doente. Sem o exame fica difícil identificar a bactéria, por ter semelhança com outras doenças.

Como tratar:

Antes de qualquer medicação, é importante manter a criança hidratada para repor o liquido perdido nos episódios de diarreia e vomito. Ofereça água, soro (caseiro ou indicado pelo pediatra), suco natural e, no caso de lactantes, amamentação livre. É o médico (a) quem irá indicar medicação, caso seja necessária.

Em sinais de cansaço, falta de ânimo e prostração (em que a criança fica sem ação), leve-a ao pronto-socorro para uma avaliação mais rápida e até possível internação.

Como identificar a desidratação:

Sonolência, irritabilidade, muita sede, boca seca, olhos fundos (olheira e abatimento) falta de vontade de fazer xixi por longo período, ausência de lágrimas e pele opaca. Sempre busque informações com o seu médico para tratamentos.

Vacinação contra o Rotavírus:

A Vacina está disponível nos postos de saúde de todo o país, conhecida como monovalente, (administrada por via oral em duas doses aos dois e quatro meses) e a pentavalente (aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses). As crianças que tomam a vacina ficam protegidas em 98% de ter diarreia graves causadas pela bactéria do Rotavírus e em 74% delas de ter qualquer diarreia relacionada do vírus.

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Oferece curso personalizado para gestantes, com o objetivo de ajuda-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe. Para agendar consulta e ou solicitar informações sobre o curso de gestante:  [email protected] / [email protected] – coloque no assunto a informação que deseja saber e ou solicitar.

Compartilhe

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Priscila Zanoti Stagliorio
    veja todos os posts do autor
    Relacionados

    Antes de cuidar da escola… cuide de você

    30 mar, 2026 0

    Quem faz o quê? O mapeamento de responsabilidades como fundamento da escola…

    27 mar, 2026 0

    A inadimplência como ameaça invisível às escolas e o papel da educação do…

    20 mar, 2026 0

    Quando a escola está pronta… e você, como está?

    16 mar, 2026 0

    Postagens recentes

    Ed. 217 – Abr/26

    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    BANNER ASPECTO 300X300
    Posts Recentes
    • Antes de cuidar da escola… cuide de você 30 de março de 2026
    • Quem faz o quê? O mapeamento de responsabilidades como fundamento da escola organizada 27 de março de 2026
    • Atividades extracurriculares: Formação complementar esportiva 23 de março de 2026
    • A inadimplência como ameaça invisível às escolas e o papel da educação do comportamento financeiro 20 de março de 2026
    Receba nossas matérias em seu e-mail
    * indica obrigatório

    BANNER NUTRICO 300X300
    Siga a Revista Direcional Escolas nas Redes Sociais

    BANNER CAPITAL MACHINE 300X300
    Revista Direcional Escolas
    • Edições Impressas
    • Conversa com o Gestor
    • Dicas
    • Fique de Olho
    • Receber na Escola
    • Assessoria de Imprensa
    Colunas e Opiniões
    • Recentes
    • Entrevistas
    • Nossos Colunistas
    Nossos assuntos
    • Marketing Educacional
    • Educação e Cidadania
    • Gestão Escolar
    • Inovação na Educação
    • Empoderamento Feminino
    • Assessoria Educacional
    • Jurídico
    • Contabilidade para Escolas
    • Administrativo
    • Pedagógico
    • Avaliação de Professores
    Newsletter

    Preencha seus dados abaixo e receba nossa novidades em seu e-mail. Seus dados estão seguros com a Direcional.

    Revista Direcional Escolas

    Avenida Santo Antonio, 208 sl. 4
    Vila Osasco / Osasco-SP
    CEP. 06086-065

    +55 (11) 99642-0957
    +55 (11) 96849-1739

    E-mail: [email protected]

    © 2026 - Revista Direcional Escolas. Todos os direitos reservados.
    • Edição Impressa
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Conversa com o Gestor
      • Dicas
      • Fique de Olho
    • Guia de Fornecedores
      • Início
      • Acessórios e Equipamentos
      • Construção e Reforma
      • Esporte e Lazer
      • Festas e Eventos
      • Mobiliário
      • Playground e Brinquedos
      • Passeios e Estudos Pedagógicos
      • Serviços
      • Segurança
      • Tecnologia
    • Gestão Escolar
      • Marketing
      • Educação e Cidadania
      • Inovação
      • Empoderamento Feminino
      • Assessoria Educacional
      • Jurídico
      • Contabilidade
      • Administrativo
      • Pedagógico
      • Avaliação de Professores
    • Colunas e Opiniões
      • Colunistas
      • Entrevistas
    • Eventos
    • Vídeos
    • Receba a Revista
    • Anuncie na Revista
      • Depoimentos
      • Mídia Kit
      • Quero Anunciar
    • Informativos