Segundo Encontro Professores Transformadores discutirá a prática de projetos educacionais no contexto de hoje

Evento online será realizado no dia 08 de outubro, a partir das 19h, com palestra sobre projetos pedagógicos no atual contexto da Educação e debate sobre práticas com os vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Transformador

O Instituto Significare e a Base2edu, entidades engajadas com a promoção de uma Educação Transformadora; em parceria com a Bett Educar, que organiza o maior evento de Educação da América Latina, irão promover o Segundo Encontro Professores Transformadores. O encontro online é totalmente gratuito e será realizado no dia 8 de outubro, a partir das 19h, com o objetivo de discutir os impactos e dificuldades da abordagem de projetos na Educação, considerando o cenário atual e o futuro da sala de aula. Para participar, basta fazer a inscrição pelo link: http://bit.ly/professorestransformadores2

O encontro será aberto com a palestra “Novo contexto educacional: o impacto de projetos transformadores”, que será apresentada pela Profa. Juliana Santiago, doutora em Ciências, embaixadora do Prêmio Professor Transformador e do Projeto “Fique Bem”, além de finalista do Prêmio Educador Nota Dez (edição de 2018) e integrante do Projeto “Geração Futura”. Em pauta, a elaboração de projetos educacionais e sua aplicação, considerando o contexto da pandemia.

Também participam do encontro os professores vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, representando as quatro categorias abrangidas pela iniciativa (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio). Os educadores irão compartilhar suas experiências e práticas com a aplicação de projetos educacionais no atual contexto da Educação; e falarão sobre a importância do reconhecimento de uma premiação na carreira docente.

De acordo com o Prof. Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare e cofundador da Base2edu, a iniciativa de promover este encontro surge da necessidade de discutir os caminhos que os professores percorrem em busca de métodos de aprendizado que sejam relevantes, interativos e inovadores. “Para o estabelecimento de uma educação transformadora, existem desafios como o uso adequado de metodologias ativas, foco no desenvolvimento de competências, interdisciplinaridade, avaliações mais contextualizadas e consistentes, dentre outros. Se educar para transformar já é um grande desafio em situação de normalidade social, imagina no atual contexto de pandemia e pós-pandemia?! São essas questões que queremos trazer para este debate”, explica o educador.

Prêmio Professor Transformador 2021

Durante o evento, também serão apresentados detalhes sobre a edição 2021 do Prêmio e as informações sobre o processo de inscrição e seleção.

O Prêmio Professor Transformador foi lançado em 2019 para destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvidos por professores da Educação Básica de todo o país, tanto de escolas públicas quanto particulares. Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu mais de 1.200 projetos de diversas regiões do país. Depois de várias etapas de seleção, que ocorreram ao longo do ano passado, foram selecionados os quatro projetos mais transformadores.