fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Segurança: Cuidado e Prevenção

O ambiente físico escolar é, de certa forma, o espaço onde as crianças passam o maior tempo durante o dia – e que, também, passam um longo período de suas vidas com uma extensa trajetória pedagógica. No Brasil, por exemplo, os alunos passavam (em tempos sem pandemia), no mínimo 30% de seu tempo no ambiente escolar e esse número tende a crescer, já que há um aumento significativo nas ofertas de ensino em tempo integral.

O espaço escolar abriga, em sua estrutura, um denso conjunto de ações, cuidados e práticas que envolvem a instituição como um todo, bem como toda a comunidade escolar. Aproximando o olhar, podemos notar um elemento primordial para a constituição de uma escola: a sensação de segurança – tanto física como psíquica. Nesse sentido, as soluções tecnológicas e os sistemas de segurança promovem, como medida preventiva, um cotidiano protegido para todos e todas que transitam diariamente nas instituições de ensino.

Leandro Martins, administrador, gestor de negócios e CEO de uma empresa de segurança eletrônica, destaca o cuidado com o patrimônio da escola e o sentimento de tranquilidade para todos e todas como eixos primordiais para as escolas. “É muito importante as instituições de ensino investirem em sistemas de segurança, tanto para proteção do patrimônio da escola como da vida dos funcionários e alunos. Uma instituição bem protegida passa tranquilidade para os pais dos alunos e também para os colaboradores da instituição”.

Dessa forma, é possível localizar na atualidade empresas que disponibilizam soluções integradas, plataformas que integram diversas tecnologias (softwares, alarmes, sensores, CFTV, controle de acesso, etc.), bem como medidas preventivas de segurança, protegendo efetivamente os alunos, o corpo docente e os funcionários administrativos.

Para os sistemas de controle de acesso mais adequados/indicados para as escolas, Leandro Martins conta que as escolas têm investido frequentemente em sistemas de controle de acesso “usando biometrias e RF ID através de cartão, integrado ao sistema de câmeras da instituição e monitorada por empresas especializadas. Algumas instituições já estudam a implantação do controle de acesso remoto, utilizando o serviço de portaria remota, que atualmente é considerada mais segura e ainda leva a uma redução de custos significativa”.

Para o/a gestor/a que deseja contratar uma empresa especialista na área e implementar em sua escola algum sistema de segurança, algumas dicas e sugestões podem ser relevantes para esse processo. De acordo com o administrador, procure empresas com experiência comprovada em sistemas eletrônicos de segurança e que atendam clientes no segmento educacional. “Essa experiência pode ajudar a desenhar o projeto adequado para cada tipo de escola. Visite clientes que utilizam a tecnologia em segurança, e a estrutura da empresa para ter a garantia de continuidade dos serviços e comprometimento”, destaca. Outra dica importante é o acompanhamento do/a gestor/a após a contratação do serviço, ou seja, além da implantação da tecnologia, “é crucial que se desenhe o processo para a sua utilização, bem como o treinamento dos usuários do sistema. Um projeto de sucesso envolve a implantação bem feita nestes 3 pilares: Tecnologia, Processos e Pessoas”, completa Martins. (RP)

Saiba mais:
Leandro Martins – [email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!