Seguro Educacional: Prevenção e respaldo financeiro

A segurança é um dos elementos primordiais para o nosso cotidiano. Por meio dela, alcançamos uma sensação que nos aproxima de um elo entre conforto e amparo, prevenção e cuidado. Se nos atentarmos para o âmbito escolar, essas características são potencializadas na área financeira e nos cuidados com a saúde. Nas instituições de ensino, quando pensamos em sua dinâmica, disponibilizar uma proteção extra e um respaldo ao responsável financeiro do estudante, como um tipo de seguro educacional, por exemplo, pode ser uma proposta interessante tanto para os pais e/ou responsáveis, para os estudantes, assim como para a escola.

Atualmente, o mercado de seguro, especialmente aquele especializado em instituições de ensino, tem crescido de forma expressiva, como afirma Raphaela Lupion, Head de um programa voltado para seguro escolar. Um dos fatores que apontam para esse aumento significativo é o período pós-pandêmico que estamos atravessando, tendo esses temas como preocupações efetivas para as famílias. “Hoje os principais players securitários oferecem, como produtos de maior valor e que agregam diferencial à prestação de serviços das escolas, dois produtos que considero como essenciais: Seguro Educacional/Prestamista e Seguro Educacional ou de Acidentes”, explica Raphaela.

Tipos de seguros

O Seguro Prestamista tem como foco a garantia do pagamento de mensalidades dos estudantes, seja por acidente, falecimento ou perda de renda do responsável financeiro. As coberturas básicas desse seguro são: morte natural ou acidental; invalidez permanente total por acidente; perda de renda; e incapacidade física total temporária por doença ou acidente. Segundo Raphaela, esse seguro “é uma segurança extra e muito acessível para as famílias que desejam garantir o futuro dos seus filhos, sem comprometer a qualidade da educação”.

Já o Seguro Escolar ou de Acidentes, conta Raphaela, tem como objetivo assegurar as despesas relacionadas aos atendimentos médico e odontológico, caso o estudante sofra algum acidente dentro ou fora do ambiente escolar. Nesse seguro, a cobertura básica contempla a morte acidental, e as adicionais englobam invalidez permanente total ou parcial por acidentes; despesas médico-hospitalares e odontológicas por acidente; assistência funerária e serviço de assistência escolar.

Dicas para os/as gestores/as

Buscar uma empresa idônea, respeitada no mercado, com foco em instituições escolares e que compreenda as dinâmicas e a rotina de uma escola, assim como procurar empresas que ofereçam um bom atendimento durante e após o processo de contratação são dicas primordiais para os/as gestores/as que desejam contratar seguros. Raphaela também destaca outras dicas, como “ter a ciência da importância de se contratar um seguro, afinal a escola que se preocupa com segurança comunica sua preocupação com a vida humana! E conte para sua comunidade educativa que a sua escola se preocupa com a prevenção e a segurança. Isso faz muita diferença!”. (RP)

Saiba mais: Raphaela Lupion – [email protected]