Seminário discute a importância do brincar na formação da criança
Divulgar a importância do brincar na formação da criança, enfocando sua saúde integral e promover a concretização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com base nas ações finalísticas do Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI), respeitando os direitos da criança, como protagonista ativa e cidadã, é o objetivo do seminário O brincar na promoção da Saúde Integral da Criança, que acontece neste sábado, 13 de setembro, penúltimo dia do II Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas, no Hotel Maksoud Plaza, na capital paulista.
“Pesquisas científicas demonstram que, ao promovermos oportunidades para brincar com as crianças, poderemos prevenir problemas de saúde, do ponto de vista emocional e físico. Além disso, o ato de brincar reúne todas as condições necessárias para que o desenvolvimento infantil se processe de maneira harmoniosa. A oferta de permanentes desafios e contatos facilita a formação de vínculos positivos com os adultos e irão influenciar sua vida futura”, explica o psicólogo, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Lino de Macedo, assessor pedagógico do Hospital Infantil Sabará e um dos palestrantes do evento.
“A realização do seminário traz para a discussão tanto as questões técnicas quanto as estruturais, relativas à importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança e colocam em pauta a discussão sobre o direito de brincar, principalmente para as crianças submetidas a procedimentos clínicos voltados à garantia de sua saúde física e mental””, completa Sandra Regina Mutarelli Setúbal, presidente do Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, braço da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual também faz parte o Hospital Infantil Sabará.
Voltado a gestores municipais e estaduais, profissionais da Saúde da Infância, Educação, Cultura, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social, representantes dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos, estudantes e pesquisadores, o evento é organizado pela Rede Nacional Primeira Infância, com parceria da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e do Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil.
Serviço:
Seminário “O Brincar na promoção da Saúde Integral da Criança”
Data: 13 de setembro
Local: Hotel Maksoud Plaza (sala Rio de Janeiro)
Endereço: Alameda Campinas, 150, São Paulo (SP)
Horário: 9h às 17h30
II Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas
Data: 12 a 14 de setembro
Local: Hotel Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150, São Paulo (SP)
Horário: 8h às 18h
Realizado pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual fazem parte o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil e o Hospital Infantil Sabará, referência na Medicina Pediátrica no Brasil há 53 anos e o único no País a contar com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, o evento tem apoio de diversas associações médicas parceiras de todo o País.
Mais informações:
Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Criada em 2010, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal tem por objetivo promover a saúde infantil por meio da assistência, desenvolvimento da pesquisa e disseminação do conhecimento para influenciar a sociedade a cuidar das crianças do Brasil. Fazem parte da Fundação o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil e o Hospital Infantil Sabará.
Instituto PENSI
Braço de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual também faz parte o Hospital Infantil Sabará, o Instituto PENSI – Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil foi criado, em 2011, na capital paulista, com foco na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da área da Saúde Infantojuvenil.
Com um Comitê de Ética em Pesquisa aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), realiza pesquisas clínicas em diversas especialidades pediátricas por meio dos especialistas do Hospital Infantil Sabará. Conta com um Centro de Dificuldades Alimentares, o primeiro voltado à pesquisa clínica em Pediatria, inaugurado em 2014.
Sobre o Hospital Infantil Sabará
O novo Hospital Infantil Sabará, instalado em um moderno edifício de 17 andares na avenida Angélica, no Centro da capital paulista, opera segundo o conceito dos “Children´s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas, tais como Neurologia, Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Urologia, Gastroenterologia, Cirurgia Pediátrica e Anestesia, num modelo multidisciplinar integrado e altamente resolutivo de atenção à criança.
O Sabará é o primeiro hospital exclusivamente pediátrico no Estado de São Paulo a conquistar a acreditação do Joint Comission International (JCI) – mais importante órgão certificador dos serviços de instituições de saúde no mundo. A acreditação é um instrumento que avalia desde a estrutura hospitalar às práticas de gerenciamento e cuidados com o paciente, garantindo o tratamento adequado e a assistência necessária em todos os âmbitos. Para atender às exigências das metas internacionais e estar no mesmo patamar de instituições que possuem um padrão internacional em saúde, o Hospital Infantil Sabará investiu mais de R$ 4 milhões e passou por um rigoroso processo de avaliação que abrange mais de 1,3 mil itens em todos os serviços como atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.