Seu atendimento que pode salvar vidas

Seja na rua, dentro de casa, na escola ou no trabalho, diariamente todos estão expostos a situações diversas que podem acarretar em acidentes. Possuir conhecimentos simples de primeiros socorros pode aliviar o sofrimento, dor, evitar complicações e até salvar vidas.
Em situações de emergência, o principal fator é a calma. Em segundo, analisar os riscos e ter certeza de que estão em condições seguras para a prestação de socorro tanto para a vítima, quanto para você, evitando que a saúde de ambos possa ser comprometida.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, artigo 135, deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime. Porém, deixar de prestar socorro significa não prestar “nenhuma assistência à vítima”. Caso você solicite o serviço especializando, está fazendo seu papel.

NO AMBIENTE ESCOLAR
As estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apresentam o assustador número de mais de 6.000 mortes de crianças entre 1 a 14 anos por acidentes. Isso representa 70% do número de mortes no Brasil. Para reduzirmos os riscos e os altos índices de mortalidade, bastam três ações: conscientizar, prevenir e qualificar. Quando falamos em conscientizar, cabe mostrar os fatores de risco que podem gerar acidentes, até mesmo graves, e como eles podem ser evitados. Dentro do ambiente escolar, são encontradas diversas situações que na maioria das vezes podem ser evitadas com ações de prevenção. Por fim, e talvez o mais importante, a qualificação em prestar os primeiros socorros às vítimas, até que o serviço especializado chegue ao local.
Possuir colaboradores qualificados e aptos a prestar pronto atendimento em casos de acidentes não deveria ser visto como diferencial, e sim como necessidade.
E quais são os principais riscos que os alunos estão expostos durante a permanência na escola?
Dentre os vários riscos que são encontrados dentro de um ambiente escolar, o que se destacam por frequência são as quedas/colisões e os engasgos. Nestes, a atenção é primordial.
Evitar acidentes é simples. Possuir olhar crítico quanto ao ambiente, reavalie os móveis, brinquedos, piso, escadas entre outros objetos e estruturas que causam algum tipo de risco é um dos passos. Estima-se que 5% dos alunos estão propensos a sofrer um acidente dentro da escola. Por isso, conhecer seus alunos e prestar atenção em suas ações no dia a dia é primordial para preservar a segurança, a saúde e a vida.

Eric Amorim

11 2937-8794  / 11 98436-1010