SlowKids acontece no dia 14 de novembro com programação gratuita no Parque Villa-Lobos
Educação e Cidadania
O evento conta com a mesma programação de manhã e à tarde como alternativa para que pais escolham o melhor período para vivenciar natureza, arte, sustentabilidade e brincadeiras com os filhos
No sábado, 14 de novembro, das 10h às 18h, o parque Villa-Lobos, em São Paulo, recebe pais e filhos para participarem de mais uma edição do SlowKids parte integrante da Semana Ticket®. Desta vez, o evento oferece duas opções de períodos para os pais, ambos com a mesma programação de shows, oficinas e atividades para a família.
O evento criado por Tatiana Weberman (Respire Cultura), Juliana Borges (diretora de produção da Maria Farinha Filmes) e pelo Instituto Alana, chega à sua 5a edição eleito como o “Melhor Passeio Infantil de 2014” em votação promovida pelo Guia da Folha (Folha de S.Paulo). A proposta do SlowKids é desacelerar as crianças do universo tecnológico e incentivar brincadeiras ligadas à natureza e a criatividade ao lado dos pais e em contato com outras crianças. Esta edição será realizada com Patrocínio da Ticket e Ticket Cultura.
A programação conta com uma série de oficinas, show e brincadeiras durante o dia inteiro. Das 11h às 17h acontecem apresentações do “Grupo Trii’, das 12h às 15h entra em cena o projeto “Histórias de Brincar” de contação de histórias com Flora Poppovic e cia. Das 10 às 18h acontecem oficinas mediadas pelos projetos “Recreart” e “Casa do Brincar” (ambos de brincadeiras de rua tradicionais), playground com “Erê Lab”, passeios pela natureza com o projeto “Ser Criança é Natural”, jogos de tabuleiro interativos supervisionados por “Kombi dos Jogos”, reciclagem com “Infinito Circular”, “Rodas de Leitura” com meditação de leitura, oficinas para conhecer alimentos com “Vila para Pequenos”, performance de leitura com “Bibliocirco”, “Cuchi” espaço de artes e leitura, Mini mimo faça a festa,“Troca de Brinquedos” e “Educacuca” espaço sensorial para bebês de 0 a 3 anos. Completa o evento a oficina de silk em camisetas.
– Grupo Trii – O grupo Trii surgiu através da junção de três pessoas que possuem três coisas em comum: a amizade, a identificação musical e a fascinação por crianças. Sua proposta é interagir musicalmente com crianças e pais através de histórias cantadas.
– Histórias de Brincar – atráves da cultura popular brasileira, essa oficina encontra espaço para a confluência entre educação, teatro, música e dança. Partindo de uma história, os encontros se desenrolam como um novelo e esse fio vai sendo tecido a partir de cantigas, acalantos, brincos e brinquedos da cultura da infância e bordados com mitos, lendas, manifestações e folguedos.
– Recreart – A Recreart é uma empresa de recreação que há dez anos atua em festas e eventos corporativos com brincadeiras tradicionais, oficinas de artes e jogos lúdicos. Acredita na recreação tratada como o brincar livre, que dá espaço para a imaginação, a autonomia e o desenvolvimento das crianças.
– Casa do Brincar – Desacelere, deixe a correria lá fora e aproveite a fase mais importante das crianças. Esse é o mote do projeto Casa de Brincar, que através de atividades lúdicas, para pais e filhos, auxilia no desenvolvimento infantil.
– Kombi dos Jogos – A Kombi dos Jogos é uma iniciativa que tem como principal objetivo incentivar a cultura do brincar na cidade de São Paulo, através da criação de espaços lúdicos, abertos e democráticos, que promovam vivências significativas de troca, experimentação e encontro com o outro.
– Bibliocirco – Projeto criado para promover brincadeiras, estimular a leitura de livros de ficção e propor novas relações nos espaçõs públicos de São Paulo. Uma biblioteca móvel e intervenções literário-circenses trazem um ambiente lúdico e enriquecedor para as crianças.
– Cuchi – A Cuchi acredita que quanto mais amorosa for a relação de uma criança com o seu espaço, mais segura ela se torna. Com isso em mente, a empresa desenvolve móveis infantis que estimulam a autonomia e a liberdade infantil.
– Educacuca – O objetivo primordial do Educacuca é promover o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização da criança em seus primeiros anos de vida, além de instrumentalizar o adulto cuidador, orientando-o e enriquecendo seu repertório de brincadeiras.
– ErêLab: arte para interagir, brincar, crescer. Brincar é a melhor forma de crescer. ErêLab é uma empresa de criação e desenvolvimento de objetos de brincar, interagir e participar. Brinquedos com brasilidade que participam do urbanismo contemporâneo através de interações no cotidiano. A ErêLab resgata o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades, recuperando o tempo de cidadania.
– Troca de Brinquedos: as crianças precisam aprender brincando, respeitando seu próprio tempo. Respeito e desapego são princípios dessa oficina livre, orgânica e despretensiosa. Trocar é mais gostoso que comprar.
– Rodas de Leitura: leitura sob as árvores com o Coletivo Rodas de Leitura, que propõe uma ação cultural ocupando, de maneira criativa, o espaço público por meio da mediação de leitura, despertando o prazer pelo ato de ler em ambientes não convencionais.
– Passeios pela Natureza: o Projeto “Ser Criança é Natural”, do Instituto Romã, propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir.
– Vila para Pequenos: a principal ideia por trás da conceitual Mini Banca de Frutas é atrair as crianças pela curiosidade para que usem seus sentidos para uma nova experiência, incentivando de uma maneira lúdica o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
O parque oferece uma lanchonete para compra de alimentos e bebidas, mas o SlowKids propõe que as famílias juntas preparem piqueniques saudáveis para curtirem no evento.
Sobre o SlowKids
O SlowKids surgiu da parceria de Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie, e Juliana Borges, diretora de produção da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de incentivar a integração – criança e natureza, tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e a importância do brincar. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para crianças de grandes centros urbanos, como São Paulo. Hoje na quinta edição, o Slowkids é realizado em parceria com o Instituto Alana, e já aconteceu no Parque da Água Branca ,no Museu da Casa Brasileira e Parque Burle Marx.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.
Sobre a produtora Respire Cultura
Foi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade. Mais informações: www.respirecultura.com.br
Tatiana Weberman
Tatiana Weberman é produtora cultural e, desde 2011, desenvolve em São Paulo um trabalho de ocupação do espaço público através de arte. Criou o SlowMovie, experiência de cinema ao ar livre com piquenique, música e arte, que já está indo para sua sexta edição e conta hoje com um público de mais de duas mil pessoas. Desenvolveu, em parceria com o Instituto Alana, o SlowKids, evento para crianças em parques e praças de São Paulo com o mesmo propósito do SlowMovie, porém com uma programação infantil. Seu foco é sempre trazer experiências para espaços públicos, conectando as pessoas e a cidade.
Juliana Borges
Coordena a produção da Maria Farinha Filmes, produtora audiovisual que tem como foco contar impactantes e inspiradoras histórias que provoquem transformação. Desde o início da Maria Farinha em 2008 Juliana assina a direção de produção das seguintes obras: o polêmico documentário “Criança , a Alma do Negócio” , o longa metragem documental internacional “Muito Além do Peso”, selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Nesse ano estreou surpreendente longa documental “Tarja Branca, a revolução que falta”, onde também, dirigiu a produção. No momento trabalha na produção do filme do Território do Brincar, dirigido pelos cinea stas David Reeks e Renata Meirelles que será lançado em 2015.
Sobre a Ticket
Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 39 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte e Ticket Cultura. Com abrangência nacional, a Ticket atende a 70 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,3 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros.
A Ticket, parte do grupo Edenred, que também integra as empresas Accentiv´Mimética e Repom, conquistou a certificação ISO 14001 e foi eleita 18 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a Ticket foi eleita também uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina em 2014 e 2015. A companhia recebeu por 7X o prêmio ‘’ Fornecedores de Confiança’’ como uma das Fornecedoras com maior grau confiabilidade de seus clientes, além de considerada a Top Of Mind de RH na categoria Benefício Refeição, por 15 vezes.
Programação:
10h às 18h – oficinas e atividades simultâneas
10h às 18h – food bikes
11h às 17h – shows do “Grupo Trii”
18h – encerramento
Slow Kids @ Parque Villa Lobos
Data: 14 de novembro, sábado, das 10h às 18h
Endereço Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros, São Paulo – S
http://parquevillalobos.sp.gov.br/
(11) 2683-6302