SMART Notebook 14 aumenta engajamento no Colégio Dante Alighieri

Com interface intuitiva, software de aprendizagem multiplica recursos dos educadores e cativa cerca de 1,4 mil alunos

O Dante Alighieri, tradicional colégio da capital paulista, amplia os recursos utilizados em sala de aula com o uso do SMART Notebook 14, software de aprendizado colaborativo que inclui uma variedade de suplementos e ferramentas para ajudar os professores a obter mais inspiração e colaboração na sala de aula, criando e apresentando  atividades interativas de alto impacto. “O software da SMART permite uma melhor autonomia e organização dos conteúdos trabalhados em sala de aula, como links externos, vídeos, áudios, interatividade, ferramentas de matemática, de atividades e animações 3D. Além disso, o programa incentiva a criação de materiais exclusivos por parte dos mais de 300 professores.”, declara Verônica Cannatá, responsável pela formação dos docentes no uso das lousas digitais no Dante Alighieri.

O programa é utilizado em 149 lousas digitais SMART Board, nos desktops dos educadores e nos laptops dos laboratórios de química, física, biologia, ciências e tecnologia, estando presente em todas as salas da escola. Cerca de 1,4 mil alunos do Ensino Fundamental I trabalham com o software nas mais variadas atividades pedagógicas. “Por se tratar de uma ferramenta intuitiva e amigável, a interação dos estudantes ocorre de forma tranquila e há muito engajamento”, explica Verônica.

O programa de formação dos professores para o uso da tecnologia é baseado em multiplicadores. Representantes das diversas áreas do colégio participam de um curso e depois compartilham o conhecimento com os colegas. “Virei fã da lousa. As primeiras aulas das quais participei já tiveram grande impacto no modo com que preparo o conteúdo que passarei aos alunos. Já inseri novos recursos em diversas disciplinas, como matemática e geografia”, diz Eloá Parada, professora do Fundamental I.

Para a professora de Química Sandra Miceli, as ferramentas a que os professores têm acesso também ajudam a prender a atenção do aluno. “Dependendo da faixa etária, eles não conseguem se concentrar por mais de 15 minutos em uma aula convencional. Inserir recursos audiovisuais no material que preparamos facilita muito o aprendizado”, explicou a professora. Entre as funções do SMART Notebook mais utilizadas pelos educadores, destacam-se a SMART Ink, para escrever em livros em PDF e corrigir tarefas de casa; ferramenta Atividades, para criar lições de associação que verificam a aprendizagem do conteúdo trabalhado em aula; ferramentas de Matemática, com o uso de régua, transferidor, compasso e gráficos; e o Toolkit, com animações em flash prontas e editáveis.

Sobre a escolha do SMART Notebook pela escola, Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, afirma que o Dante Alighieri fez a opção pela tecnologia integrada ao currículo e a lousa digital com o software de aprendizado colaborativo tornou isso possível. Segundo Nelson Mariano, Country Manager da SMART no Brasil, o Dante Alighieri é um exemplo no que se refere ao bom uso da tecnologia SMART. “Nosso cliente desde 2002, não é por acaso que o Dante Alighieri é a nossa primeira showcase school no Brasil. Assim como a SMART, eles estão empenhados em revolucionar o ensino utilizando a tecnologia e a colaboração como pilares”, declara o executivo.

Sobre a SMART Technologies

A SMART Technologies Inc. é líder em soluções tecnológicas que facilitam formas de interação colaborativa em escolas e locais de trabalho ao redor do mundo, possibilitando experiências altamente produtivas e engajadoras nestes ambientes. A SMART oferece soluções integradas de hardware, software e serviços para garantir performances avançadas, além de ser líder mundial de displays interativos.

Sobre o Colégio Dante Alighieri

O Colégio Dante Alighieri foi fundado em 1911 por imigrantes italianos que se radicaram no Brasil. Atualmente, a escola possui aproximadamente 4,5 mil alunos que estudam do Maternal I (Educação Infantil) até a 3ª série do Ensino Médio.