Sustentabilidade: Aprendizagem a céu aberto

Os debates e as ações efetivas em prol da sustentabilidade tornaram-se urgentes na atualidade. A criação de uma agenda sustentável tem ganhado força em todos os setores sociais, inclusive na educação. Dessa forma, é fundamental que a educação e conscientização ambiental, assim como a introdução de práticas sustentáveis, sejam incorporadas no cotidiano escolar e em todas as suas áreas, desde a gestão até o desenvolvimento pedagógico.
No Colégio Santa Marcelina São Paulo, uma iniciativa que une sustentabilidade e inovação pedagógica acaba de ser implementada com o intuito de estimular os cinco sentidos dos alunos e das alunas e, ao mesmo tempo, fortalecer o cuidado com o planeta. O projeto, intitulado “Jardim Sensorial” e criado com o objetivo de promover a sustentabilidade, envolveu 67 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental e ao menos seis disciplinas na criação de um jardim nas instalações do colégio.
Segundo Gabriela Walendzus, professora do colégio, a proposta do jardim é estimular os cinco sentidos dos estudantes de forma integrada, “valorizando a percepção e a sensibilidade em um mundo acelerado, em que as pessoas pouco param para contemplar a natureza, conectando isso ao que é proposto no ambiente de aprendizagem”. Foram plantados neste jardim hortelã, manjericão, lavanda, alecrim e flores coloridas, além de acrescentados elementos naturais como pedras e madeira. “A seleção priorizou uma variedade de estímulos sensoriais, aromas, texturas, cores e formas, criando um ambiente que valoriza o contato afetivo com a natureza”, complementa Walendzus.
A ideia deste projeto surgiu no início deste ano, com o interesse de proporcionar às crianças uma vivência sensível com a natureza. A partir de então, a gestão escolar entendeu que poderia expandir o projeto para uma experiência interdisciplinar, com atividades que vão de produção de textos descritivos à matemática aplicada, enquanto se reiteravam valores como o cuidado com o espaço e a importância da sustentabilidade na comunidade.
A construção do jardim foi desafiadora, mas o resultado foi expressivo e extremamente satisfatório. “Os conteúdos estudados puderam ser vivenciados de forma concreta, fortalecendo habilidades investigativas, sensibilizando os sentidos e promovendo um compromisso ético com o meio ambiente. O projeto também ofereceu uma experiência afetiva e integradora, favorecendo o desenvolvimento pleno das crianças”, avalia Walendzus.
Nas práticas pedagógicas de História e Geografia, estudantes investigaram os diferentes modos de viver e trabalhar em comunidade, explorando a diversidade na ocupação dos espaços e nos trabalhos ligados à terra. Em Ciências, aprofundaram o estudo dos seres vivos e elementos não vivos, com foco nas necessidades das plantas. O projeto se desdobrou também para a disciplina de Língua Portuguesa, em que os estudantes produziram registros e textos descritivos sobre as plantas; em Matemática, trabalharam contagem, organização de quantidades e noções de espaço; enquanto em Projeto de Vida refletiram sobre cuidado, escuta e convivência ética, além da sustentabilidade e preservação ambiental. “Este espaço, construído pelas crianças, apoia assiduamente na transmissão do conhecimento curricular, além de estimular o cuidado e o respeito com o próximo e com a natureza”, complementa a professora. (RP)
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Colégio Santa Marcelina São Paulo – [email protected]