Sustentabilidade: Práticas sustentáveis

Nas últimas décadas observamos um crescimento de debates e práticas que englobam os diversos aspectos da sustentabilidade. A emergência – e a urgência de discutir essa temática – nos convida a refletir sobre a relação e a interferência direta do homem no meio ambiente, bem como suas repercussões em escalas local e global. Nesse sentido, os debates sustentáveis anunciam (não só) uma preocupação intensa com o futuro que nos aguarda, como incentiva a conscientização educativa, a construção de um pensamento socioambiental e o cuidado plural que deve existir do ser humano com o espaço que ele habita e transita.

Maria Clara Rapozo, coordenadora pedagógica do Colégio Pensi, argumenta que, com o aumento dos problemas ambientais, é essencial mostrar para as crianças ações necessárias para o cuidado do planeta. “Se não cuidarmos, os recursos do planeta vão acabar esgotando, e consequentemente vamos afetar a viabilidade de existência das próximas gerações. Assim, a escola ganha um papel essencial na promoção de práticas sustentáveis para seus estudantes”, diz.

Segundo a coordenadora, o colégio promove ações sustentáveis tanto em sala de aula, com projetos pedagógicos, como práticas localizadas na rotina escolar: o Colégio Pensi utiliza energia solar em algumas das suas unidades; estão com um projeto piloto de coleta seletiva de materiais recicláveis; e, “além disso, temos um projeto denominado ‘Pensi Consciente’, no qual ações sustentáveis das unidades ganham o selo do projeto”, explica.

Já nos projetos pedagógicos, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Anos Iniciais, o colégio celebra a Semana do Meio Ambiente incentivando diferentes atividades, como por exemplo a confecção de jogos reciclados; promovem a Feira de Empreendedorismo Solidário, espaço em que os estudantes confeccionam produtos que serão vendidos em um evento com os responsáveis, e todo o dinheiro arrecado é doado para instituições de caridade.

“Nesse contexto, vários dos produtos produzidos na feira são fruto da reutilização de objetos que seriam descartados no lixo. Já no Ensino Fundamental Anos Finais, os alunos do 6º e 7º anos têm a oportunidade de fazer uma disciplina eletiva on-line de educação ambiental e sustentabilidade. Após 15 aulas, os alunos realizam um projeto para ser apresentado com essa temática”, completa Rapozo.

Já a Camino School, instituição de referência em São Paulo, inseriu a temática sustentável não só no currículo pedagógico (projetos práticos, atividades externas ao ar livre e um comitê de sustentabilidade) como a própria arquitetura da escola foi projetada com esse intuito. “O projeto, amplo e ventilado, favorece a circulação de ar e de luz natural. Em tempos de pandemia, nada mais indicado. Além disso, esse modelo cria um ambiente mais agradável e ecologicamente apropriado, com menos consumo de energia elétrica e amplo aproveitamento dos recursos naturais”, acrescenta Leticia Lyle, diretora pedagógica da Camino School e cofundadora da Camino Education. A escola possui um reservatório criado para reuso de água e, no futuro, pretende avançar com outras iniciativas, como composteiras e uma expansão do comitê. (RP)

Saiba mais:
Camino Education – [email protected]