Tabuleiros e charadas encantam alunos e facilitam aprendizado em colégio paulistano

Desenvolvidas nas aulas de Geografia do Colégio Mary Ward, as atividades são estratégias lúdicas para favorecer a compreensão dos estudantes

Coordenadas geográficas, fuso-horário, rosa dos ventos… Em um mundo cada vez mais digital e interativo, pensar em linhas imaginárias e localizar-se no espaço apenas com a ajuda de livros didáticos e lousa torna-se um verdadeiro desafio. Foi o que percebeu a professora de Geografia do Colégio Mary Ward, Mônica Leopoldino, que desenvolveu uma série de estratégias para manter o interesse dos alunos e ajudá-los a compreender a disciplina.

A primeira ideia foi utilizar o mapa-múndi como tabuleiros de jogos sobre coordenadas geográficas e fuso-horário. Em duplas, os estudantes retiram uma carta com instruções para chegar a um determinado país por meio das coordenadas ou calculando o horário de chegada e partida segundo o fuso-horário do lugar. Aqueles que acertam seguem para o próximo destino, e vence o jogo quem “visitar” o maior número de países.

Outra alternativa para engajar os alunos foi usar charadas. Toda sexta-feira, a educadora propõe um desafio aos alunos do sexto ano: com dicas expostas durante a aula e pistas complementares disponibilizadas no site do colégio, cabe aos estudantes descobrirem qual é o país, acontecimento histórico ou elemento cultural selecionado.

A professora explica que a ideia não é transformar a aula em entretenimento por si só, mas mostrar a finalidade de um determinado conteúdo: “A intenção é que os alunos não armazenem apenas a informação, mas que compreendam a utilidade dos conteúdos apresentados”, explica. Ainda que, a princípio, as atividades conquistem pela curiosidade, Mônica reforça que é no momento em que as crianças finalmente entendem o assunto abordado que a satisfação dos alunos é mais expressiva.

As ações são desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental II e já são aplicadas há dois anos. Ao perceber o sucesso das práticas, a professora comemora e prepara novas atividades: “estamos cheios de ideias”, finaliza.

Colégio Mary Ward

O Colégio Mary Ward é uma instituição que desenvolve seus trabalhos de educação há mais de 70 anos, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.  Com uma infraestrutura diferenciada e instalações de alto padrão, a escola oferece ensino desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e tem como proposta pedagógica a formação de cidadãos que sejam agentes eficazes de transformação com a promoção de valores de fraternidade, humanismo social, caridade, solidariedade, gratuidade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância.