Terminais de ônibus da SPTrans ganharão bibliotecas do Instituto Brasil Leitor

Você lembra das bibliotecas do metrô de São Paulo? Elas estarão de volta para oferecer livros gratuitamente à população. Só que desta vez, elas serão implementadas nos terminais de ônibus da cidade. O Instituto Brasil Leitor, responsável pelo projeto, já está com parceria firmada com a SPTrans que até já disponibilizou os locais para instalação.

“Faz parte da gestão  da Secretaria dos Transportes a integração dos usuários com os diversos serviços públicos por meio de ações que proporcionem cidadania. Disponibilizar bibliotecas nos terminais em parceria com instituto Brasil Leitor é uma importante iniciativa”, afirma Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes. Para viabilizar as bibliotecas, o Instituto Brasil Leitor está em fase de captação de recursos e em busca de investidores sociais e patrocinadores. As primeiras devem ser instaladas em Pinheiros, Sacomã, Lapa, Mercado, Cidade Tiradentes e Santo Amaro.

Até 2012, o IBL manteve bibliotecas nas estações metrôs de São Paulo, com grande impacto positivo para a população, como mostra pesquisa realizada na unidade da Estação Paraíso, a maior de todas.

Foram entrevistados 500 usuários e para 23% deles a biblioteca do metrô era a única opção de acesso a livros. Os que já gostavam de ler, passaram de 1,6 livros lidos por mês, para 2,6 que representa um aumento de 62%. “Os resultados mostram que existe a vontade e o gosto pela leitura. O que falta é oportunidade e estímulo ao hábito das pessoas. Retomar o projeto aos terminais de ônibus será uma chance de continuar transformando positivamente o dia-a-dia das pessoas”, afirma William Nacked, presidente do Instituto Brasil Leitor.

Sobre o Instituto Brasil Leitor

O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo à leitura. O projeto “Ler é Saber” do IBL está baseado em três modelos de bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo Instituto:

– Bibliotecas Comunitárias – implantadas em diversas cidades do Brasil, criam um novo espaço de estímulo à vida cultural em empresas, estações de metrô e trem e terminais de ônibus;

No total, as bibliotecas do IBL contabilizam cerca de 1,5 milhão de empréstimos e 139 mil sócios. O acervo geral tem cerca de 243 mil livros.

– Bibliotecas Primeira Infância – destinada a crianças de zero a 6 anos, estimula a leitura por prazer de forma a preparar a criança para a alfabetização através da ludicidade associando o ler com o brincar;

– Bibliotecas Jovem – Além dos livros, espaço dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura tais como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas. Os alunos participam ativamente da construção da própria biblioteca e ela é toda pensada de modo formar de um jovem crítico, criativo e protagonista. Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Contatos: [email protected]; Tel: 3829-9800