Time de Alto Desempenho: atitudes desejadas

Por André Guadalupe

Para desenvolvermos uma escola de alto desempenho, onde vamos efetivamente transformar o aluno na sua melhor versão, é necessário um alinhamento de propósito, uma cultura organizacional forte e um time integrado, unido e com algumas características que determinam suas atitudes no dia a dia.

Neste artigo vamos refletir um pouco sobre 7 posturas que considero fundamentais para um Time de Alto Desempenho.

1. Saber com clareza seus entregáveis e ter, com sua liderança, alinhamento de expectativas: A elaboração de uma descrição de funções (job description) detalhada, alinhada entre o colaborador, sua liderança e o departamento de RH, é fundamental para que cada membro da organização saiba o que se espera dele, quais são suas responsabilidades e para quem, como e quando deve realizar suas entregas. Isso se aplica desde a direção, coordenação, gerência, time de professores, administrativo e pedagógico; inclusive time de manutenção, limpeza, portaria.

1. Receber estruturadamente feedback: Um feedback estruturado deve ocorrer no mínimo a cada seis meses. O gestor deve preparar o feedback de seus liderados apontando tanto aspectos operacionais, quanto aspectos atitudinais e comportamentais relacionados à cultura organizacional. Neste momento, agendado e planejado, deve ser apresentado ao colaborador suas fortalezas, suas fragilidades e desenhado, em conjunto, um plano de ação para melhorar sua performance. Lembre-se que para dar um feedback assertivo e coerente, a descrição de funções deve estar bem alinhada e a cultura organizacional deve estar clara.

1. Ter uma estrutura de confiança entre todos: Confiança é a nossa abertura a estar vulnerável baseado na crença de que o outro (líder, par ou liderado) é competente, cuidadoso e aberto, isto é, transparente e consistente. Baseado nas descrições de cargo de cada um, sabendo seus entregáveis e tendo uma estrutura regular de feedback, cada membro do time passa a confiar mais em si e no próximo, não tendo que “vigiar” a entrega do outro e nem mesmo microgerenciar ou ser microgerenciado.

1. Não ter medo do conflito-positivo: A discussão não pode iniciar quando a reunião termina. A cultura organizacional deve permitir que exista a discordância de ideias, a cobrança por performance, o alinhamento atitudinal e comportamental, sem que seja algo pessoal ou desconectado de seus valores. Devemos ser firmes no propósito e suaves na forma.

1. Ter comprometimento com o sonho e o bem maior: A possibilidade de conflito-positivo, em uma cultura forte e alinhada, com entregáveis claros e uma estrutura de confiança estabelecida, permite o comprometimento com a visão de curto, médio e longo prazos da instituição.

1. Ter foco nos resultados específicos e gerais: No artigo da edição anterior, tratamos da necessidade de termos uma gestão de processos e indicadores: OKRs e KPIs devem ser identificados, medidos, avaliados e ajustados insistentemente. Um time de Alto Desempenho trata com naturalidade a medição de sua performance, sem melindres e constrangimentos, pois além do comprometimento com o projeto do colégio e de sua longevidade, a excelência operacional e financeira são fundamentais para que pedagogicamente a escola evolua em seu propósito de transformar vidas e elevar seus estudantes para sua melhor versão cognitiva, social, cultural esportiva e emocional.

1. Ter alta energia e gostar do que faz: Estar rodeado de pessoas felizes, bem-humoradas, contentes em fazer o que fazem, com otimismo, leveza e determinação faz com que o dia a dia de cada membro da instituição seja mais produtivo. O ambiente escolar, a intensa convivência e conexão entre seus múltiplos stakeholders é repleto de desafios e oportunidades, que só serão superados e aproveitados se o ambiente for de pessoas otimistas e que tenham prazer em estar ali.

E tudo isso inicia no processo de contratação que, em sua maioria, é para funções que a escola já possui a descrição de cargos, pelo menos em parte, e tem o perfil comportamental e atitudinal para cada função. Portanto, a gestão de um time de alto desempenho inicia com um bom e estrurado processo de contratação, uma estratégia insistente e consistente de retenção e transformação, e um contínuo proceso de alinhamento cultural e operacional.

No próximo artigo vou me dedicar a uma reflexão sobre a cultura de inovação.