To be or not to be bilingual?

Tem crescido, atualmente, a busca por escolas bilíngues, mas, junto com esse crescimento, muitas dúvidas cercam aqueles que desejam oferecer um diferencial na educação dos filhos para garantir-lhes um futuro promissor. A primeira questão diz respeito ao conceito de educação bilíngue. O que ela propõe? Quais são as vantagens para as crianças?

Escolas de Educação Bilíngue têm o compromisso de ensinar em inglês todo conteúdo programático previsto para cada série, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Escolas bilíngues ensinam em Inglês, não ensinam Inglês como as escolas de idioma. O ensino ocorre de maneira natural, da mesma maneira como aprendemos a língua materna.

A metodologia canadense Maple Bear está presente em vários países, incluindo o Brasil, e tem alcançado reconhecimento no mercado atual por desenvolver um trabalho dinâmico e lúdico de forma que as crianças aprendam a segunda línguagem um contexto natural, que incentiva as descobertas, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a solução de problemas por meio das situações vivenciadas no dia a dia.

Assim, a criança inserida no contexto bilíngue Maple Bear está continuamente exposta a trabalhos em grupos, que tem como objetivo estimular as diversas áreas do conhecimento por meio dos centros de aprendizagem, que proporcionam oportunidades de estimular a autonomia e incentivar o desenvolvimento do senso crítico, uma vez que estão constantemente vivenciando situações de experimentação nas quais têm oportunidade de explorar a criatividade e expor suas opiniões.

Este trabalho é realizado com auxílio de unidades temáticas que são desenvolvidas em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Ministério da Educação (MEC), aplicando a ele a metodologia canadense de ensino bilíngue.

O colégio Santa Amália, um dos pioneiros no Brasil a utilizara metodologia Maple Bear, vem há 12 anos desenvolvendo um trabalho de excelência, contando com profissionais qualificados, e com ótima estrutura para acolher alunos de educação infantil e ensino fundamental 1 e 2.  Atualmente, já se prepara para ser a primeira escola Maple Bear no Brasil a implantar o High School.

A escolha por uma Educação Bilíngue de qualidade com certeza mudará o futuro das crianças de hoje, dando-lhes autonomia e independência no mundo globalizado em que vivemos.

Andréia Aguirre Silva é coordenadora Pedagógica e vice-diretora do Colégio Santa Amália, unidade Tatuapé.