Toldos e Coberturas: Proteção, conforto e segurança

A estrutura escolar, tanto interna como externa, é essencial para garantir o conforto dos alunos, professores e funcionários da instituição. Dessa forma, observando todas as características que compõem uma escola, a sensação de bem-estar, o conforto e a segurança são fatores essenciais, que devem ser observados e ressaltados para o melhor aproveitamento de todos e todas que transitam diariamente pela instituição.

Os tradicionais toldos e coberturas nas áreas externas, especificamente, garantem uma proteção especial para os dias chuvosos, são ideais para corredores de acesso, entradas, cobertura para quadra poliesportiva, além de proporcionar uma estética diferenciada para o colégio.

“O toldo apropriado para área escolar é aquele que atende as necessidades do espaço físico. Existem diversos modelos que podem ser aplicados em escolas, o importante é entender o objetivo e a demanda para assim identificar o modelo mais recomendado”, diz Rafaella Moretti, relações públicas de uma empresa tradicional especializada em produtos para áreas externas.

Disponibilizar equipamentos nos ambientes institucionais e adaptá-los ao padrão visual do colégio, conforto para estudantes e funcionários, materiais resistentes e produtos de qualidade são características marcantes que devem ser notadas. “É importante identificar se o toldo deve ser fixo, ou seja, que não recolhe em nenhum momento, ou se ele deve ser articulado, que possuem ‘braços’ e podem ser recolhidos. Também existe a opção de colocarmos um sensor de vento, que fecha automaticamente em caso de ventos fortes”, completa Rafaella.

No que tange a escolha de materiais, algumas observações devem ser consideradas para a melhor implantação e utilização no espaço. De acordo com Rafaella, o ideal é buscar por estruturas em alumínio, pois garantem uma excelente durabilidade e resistência a intempéries. “Essa estrutura pode ser pintada em diversas cores, utilizamos pinturas eletrostática e também poliuretânica. Também é importante observar a qualidade do material da cobertura. O ideal é optar por tecidos que proporcionem um agradável condicionamento térmico e que possuem UV em sua composição para prolongar a sua vida útil, além de garantir alta estabilidade de cor”.

Com relação a preservação e manutenção dos equipamentos, a escolha do material pode auxiliar nesse processo, como por exemplo os tecidos 100% acrílicos tintos em massa garantem proteção da água e da ação do sol. Já a limpeza, a dica é lavar os toldos quando estiver sombra, com água e sabão neutro (detergente neutro/sabão de coco) duas vezes ao ano no período de férias escolares.

Para o/a gestor/a escolar que pretende inserir toldos e coberturas na instituição, Rafaella ressalta: “A colocação desse tipo de cobertura em escolas é viável. Além da utilidade, a questão estética é muito valorizada e atraente para aqueles que desfrutam do ambiente”. (RP)

Saiba mais:
Rafaella Moretti – [email protected]