Tragédia em Brumadinho (MG) inspira ações em instituições de ensino

Refletir sobre o impacto da tragédia em Brumadinho (MG) na vida das pessoas, analisar as causas do que aconteceu com mais profundidade, debater sobre a ganância e outros aspectos importantes que passam por uma visão crítica sobre este assunto são alguns dos objetivos da equipe docente do Colégio Santa Maria (SP), desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Nas aulas de Biologia do Ensino Médio, por exemplo, os professores iniciaram o ano com o foco na tragédia de Minas Gerais, e vão manter o trabalho durante o ano inteiro. “A abordagem dos professores ocorre a partir das notícias divulgadas na mídia. Eles farão uma análise crítica desse material. Com esta fundamentação, os alunos vão estudar os crimes ambientais que acontecem no Brasil”, explica a orientadora pedagógica, Maria Soledad Gandini.

As classes do 4º ano do Fundamental têm um projeto chamado “Eu, o Outro e a Comunidade”, por meio do qual as crianças estão sendo colocadas em contato com a realidade a partir da animação  “Mudar o Mundo”. A proposta é trazer à discussão as consequências das nossas ações e o que isso pode impactar a sociedade como um todo. O livro “Um Dia, Um Rio” também será estudado para trazer a história de Brumadinho para o centro da aula. A publicação narra um lamento, um grito de socorro de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama de mineração.

Seguindo o mesmo objetivo de conscientização e aproveitando o Dia Mundial da Água (celebrado no dia 22 de março), o 3º ano está começando a estudar o Rio Paraopeba, as comunidades ribeirinhas e indígenas, e como o desastre ambiental afetou esta população. Uma ação social será feita com a arrecadação de mantimentos e de outros produtos que serão enviados para Brumadinho.

CARINHO E SOLIDARIEDADE

Alunos do 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental do Colégio Mary Ward (SP), estão participando do projeto “Um carinho para Brumadinho”, desenvolvido em parceria com a autora de livros infanto-juvenis, Índigo, que criou um movimento para aliviar o sentimento de impotência e de tragédia que acometeu os moradores dessa cidade.

Estudantes do Colégio Mary Ward (SP) mandam cartas para crianças de Brumadinho

“Estávamos trabalhando o tema da tragédia em sala de aula e soubemos do projeto da Índigo, então reunimos forças para promover uma reflexão ainda maior sobre a questão e o impacto da tragédia no emocional das crianças”, explica o diretor pedagógico do Colégio Mary Ward, Cesar Marconi.

De acordo com o projeto, os estudantes da cidade mineira receberão material escolar (caderno, lápis, borracha, caneta, apontador) e foram estimulados a criar um diário a fim de extravasar os sentimentos que os cercam. Também receberão cartinhas de alunos do Brasil inteiro, enviando palavras de amor, coragem e solidariedade às pessoas que passaram por uma tragédia tão dolorida. “O Colégio fez a doação de material escolar e nossos estudantes contextualizaram o tema em sala de aula e escreveram suas cartinhas, se solidarizando com as crianças que estão vivendo este drama”, diz Marconi.